Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE PARADIDÁTICOS E A INTERDISCIPLINARIDADE

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE, PARADIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48362 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4675 "inscrito_id" => 10460 "titulo" => "O USO DE PARADIDÁTICOS E A INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "O artigo se insere no debate sobre interdisciplinaridade e paradidáticos. Trata-se de uma questão atual que figura como uma solução para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem na educação básica. O uso do paradidático em sala de aula é vista como um recurso didático que impulsionar o ensino e dar mais significância a aprendizagem dos alunos, a partir do momento que consegue quebrar as barreiras da disciplinaridade, integrando os conteúdos escolares e o cotidiano dos alunos. A discussão proposta pauta-se em uma exitosa experiencia desenvolvida como projeto de extensão na Escola São Vicente de Paula e no campus do IFSERTÃO, ambos localizados na cidade de Ouricuri (PE), nas quais foram trabalhados os livros paradidáticos “Mistérios em Verdejantes”, de Severino Rodrigues, e “Estação Brasil”, de Domingos Pellegrini. O projeto foi desenvolvimento em conjunto com as disciplinas Geografia, Literatura, Biologia, Química e Português. Envolveu além da leitura individual dos livros, pelos alunos, palestra, apresentações e produção de alimentos e objetos. Os resultados alcançados foram positivos e permitiram comprovar o estimulo produzido pelo uso do livro paradidático no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.O artigo se insere no debate sobre interdisciplinaridade e paradidáticos. Trata-se de uma questão atual que figura como uma solução para a efetivação do process" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE, PARADIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID10460_17092018234639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE FARIAS DA FONSECA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE FARIAS" "autor_email" => "cfariasdafonseca@yahoo.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48362 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4675 "inscrito_id" => 10460 "titulo" => "O USO DE PARADIDÁTICOS E A INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "O artigo se insere no debate sobre interdisciplinaridade e paradidáticos. Trata-se de uma questão atual que figura como uma solução para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem na educação básica. O uso do paradidático em sala de aula é vista como um recurso didático que impulsionar o ensino e dar mais significância a aprendizagem dos alunos, a partir do momento que consegue quebrar as barreiras da disciplinaridade, integrando os conteúdos escolares e o cotidiano dos alunos. A discussão proposta pauta-se em uma exitosa experiencia desenvolvida como projeto de extensão na Escola São Vicente de Paula e no campus do IFSERTÃO, ambos localizados na cidade de Ouricuri (PE), nas quais foram trabalhados os livros paradidáticos “Mistérios em Verdejantes”, de Severino Rodrigues, e “Estação Brasil”, de Domingos Pellegrini. O projeto foi desenvolvimento em conjunto com as disciplinas Geografia, Literatura, Biologia, Química e Português. Envolveu além da leitura individual dos livros, pelos alunos, palestra, apresentações e produção de alimentos e objetos. Os resultados alcançados foram positivos e permitiram comprovar o estimulo produzido pelo uso do livro paradidático no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.O artigo se insere no debate sobre interdisciplinaridade e paradidáticos. Trata-se de uma questão atual que figura como uma solução para a efetivação do process" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE, PARADIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID10460_17092018234639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE FARIAS DA FONSECA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE FARIAS" "autor_email" => "cfariasdafonseca@yahoo.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O artigo se insere no debate sobre interdisciplinaridade e paradidáticos. Trata-se de uma questão atual que figura como uma solução para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem na educação básica. O uso do paradidático em sala de aula é vista como um recurso didático que impulsionar o ensino e dar mais significância a aprendizagem dos alunos, a partir do momento que consegue quebrar as barreiras da disciplinaridade, integrando os conteúdos escolares e o cotidiano dos alunos. A discussão proposta pauta-se em uma exitosa experiencia desenvolvida como projeto de extensão na Escola São Vicente de Paula e no campus do IFSERTÃO, ambos localizados na cidade de Ouricuri (PE), nas quais foram trabalhados os livros paradidáticos “Mistérios em Verdejantes”, de Severino Rodrigues, e “Estação Brasil”, de Domingos Pellegrini. O projeto foi desenvolvimento em conjunto com as disciplinas Geografia, Literatura, Biologia, Química e Português. Envolveu além da leitura individual dos livros, pelos alunos, palestra, apresentações e produção de alimentos e objetos. Os resultados alcançados foram positivos e permitiram comprovar o estimulo produzido pelo uso do livro paradidático no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.