O lúdico utilizado por meio de jogos e brincadeiras estimula a participação e motivação dos alunos na realização das atividades, levando-as a um aprendizado significativo e prazeroso, assim despertando o prazer pela leitura e aprendizagem da escrita na escola, proporcionando um crescimento favorável nos aspectos cognitivo, emocional, social e humano da criança. Entendendo a importância dos jogos e brincadeiras e também da influencia positiva que os mesmos trazem para vida da criança, compreende-se o lúdico como um recurso rico em descobertas e como ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano, utilizado em sala de aula como instrumento facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita, por meio de atividades prazerosas, vem sendo desenvolvida em uma turma de 2º ano de uma escola pública, localizada na zona rural do município de Mossoró-RN, uma pesquisa voltada para o processo de alfabetização, na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos da referida série/ano, por meio da utilização do lúdico como instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem das crianças nessas áreas. O estudo fundamentado nas obras de: Solé (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Antunes (2000), Cória- Sabine e Lucena (2012), Friedmann (2012) e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001), tem como objetivo analisar a importância e influencia do lúdico no processo de alfabetização da leitura e da escrita, a partir de uma metodologia lúdica na realização das aulas e atividades alfabetizadoras, sabendo que os jogos e brincadeiras são essenciais na construção do saber, visando uma aprendizagem significativa.