O ensino de Botânica no ensino médio encontra dificuldades cada vez mais crescentes nos dias atuais, visto que esse conteúdo na biologia é muitas vezes visto pelos alunos como complexo e decorativo por ser trabalhado, em geral, de uma forma apenas teórica. A utilização de diferentes procedimentos de ensino, como aulas práticas, de campo e interdisciplinar pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Partindo desse conceito vê-se a utilização de plantas medicinais como uma ferramenta de estímulo aos conhecimentos botânicos e da biodiversidade. Esse trabalho foi realizado com alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola de ensino médio da cidade de Patos, PB. Foi aplicado um questionário (pré-teste) semiestruturado e, posteriormente, após a intervenção, foi aplicado outro questionário (pós-teste) para avaliarmos se houve uma aprendizagem significativa com as atividades práticas. Através dos resultados do questionário (pré-teste) percebe-se que os alunos não eram detentores de conhecimentos efetivos sobre a diversidade de plantas medicinais presentes na flora brasileira. Após as aulas de intervenção os alunos conseguiram obter um maior conhecimento das variedades de plantas com propriedades medicinais, fato comprovado pelo o aumento de citações e de variedades de espécies de plantas e de famílias no pós-teste. O contato com as plantas para a confecção das exsicatas e durante a realização das fotos permitiu que eles aumentassem o seu leque de conhecimentos. Portanto, a Botânica pode ser abordada de forma contextualizada, oferecendo aos alunos oportunidades de participação e vivência em diversas experiências do seu dia-a-dia.