Atualmente espera-se que a escola seja inclusiva, entretanto, não adianta inserir os alunos no ambiente escolar junto com outros discentes que não possuem deficiências e não garantir de fato, um ensino de qualidade, que os faça aprender efetivamente. Muitos professores ficam receosos ao receberem em sala de aula alunos com deficiências, isso ocorre porque muitas vezes não se sentem capazes de possibilitar uma aprendizagem significativa. Diante disso surgiu o seguinte questionamento: Quais os desafios da escola na inclusão do aluno surdo? Por isso, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a inserção do aluno surdo na escola, destacando os desafios para se chegar à inclusão. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas na cidade de Parnaíba-PI. E os objetivos específicos foram: destacar a importância da inclusão nas escolas; discutir as dificuldades encontradas nesse processo e compreender como os professores e intérpretes consideram a inclusão. No referencial teórico a pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Quadros (1997), Skliar (1998), Gesser (2009), Tardif (2009), entre outros. Optamos pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Os resultam evidenciam que ainda não houve inclusão, mas apenas uma integração do aluno surdo na escola, pois se realmente ele estivesse incluído, todos aqueles que fazem parte do ambiente educacional deveriam dominar a Libras. Para termos uma escola que seja considerada inclusiva, é necessário que as práticas sejam diferenciadas, o currículo, a metodologia de ensino, a avaliação, dentre outros aspectos, que realmente implementam a inclusão.