GOMES, Rosivaldo. Multimodalidade, ensino e produção digital de infográfico. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47902>. Acesso em: 05/11/2024 03:47
Diante de um novo contexto cada vez mais globalizado surgiu às tecnologias digitais (como a internet, as redes sociais, os apps, etc.) que, por sua vez, forjaram uma nova cultura, a digital que concebe novas formas de ler e escrever. Essas novas formas de ler e escrever constituem os novos letramentos, mais especificamente, os letramentos digitais (LANKSHEAR E KNOBEL, 2012) que dizem respeito à capacidade de exercer crítica e efetivamente práticas de leitura e escrita utilizando as tecnologias digitais. Dentro desse novo contexto e com base nos novos letramentos, surge um novo desafio pedagógico para a escola que é: formar cidadãos capazes de criarem e aproveitarem oportunidades no mundo atual, se apropriando e se utilizando de maneira crítica e reflexiva das novas tecnologias digitais. Neste sentido, desenvolvemos um projeto com uma turma do 3º ano do ensino técnico do Instituto Federal do Amapá, no primeiro semestre de 2017. O projeto visava trabalhar com práticas de letramentos digitais por meio da produção de infográficos criados a partir das ferramentas da plataforma online gratuita Canva, um aplicativo de criação de conteúdos gráficos multimodais. Metodologicamente, as atividades desenvolvidas foram fundamentadas na Pedagogia dos Multiletramentos criada pelo Grupo de Nova Londres (NLG, 1996). Para este trabalho, apresentamos um recorte de dados de um infográfico produzido por um aluno. A partir da base teórica usada, a análise do material produzido mostrou que o trabalho desenvolvido com as tecnologias digitais e a Pedagogia dos Multiletramentos podem propiciar tanto letramento digital, como o letramento crítico.