Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIA, NARRAÇÕES E CULTURA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: MEMÓRIA, CULTURA, NARRAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47837
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 544
    "titulo" => "MEMÓRIA, NARRAÇÕES E CULTURA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O determinado trabalho é o resultado de uma pesquisa feita em sala de aula a qual visa a valorização da cultura africana assim como temáticas que discutam assuntos pertinentes a memória, racismo através de discussões, pesquisa elaboradas dentro do espaço escolar. Para tal foi necessário elencar assuntos que chamassem atenção dos alunos e atendesse a Lei 10.639/03 e ainda trouxesse um conhecimento significativo. Dentre as temáticas a memória de brincadeiras foi um dos temas mais discutido e aceito pelos alunos. A escola pode trazer ao aluno temáticas que envolvem o seu cotidiano alem de explorar assuntos que envolvem ética, cidadania e conhecimentos afins. Diante dos resultados percebeu-se uma expectativa em conhecer alguns assuntos alem de falar de memórias familiares e individuais. A partir de alguns países que também tem escassez de água potável pode-se fazer um link e chamar a atenção deste assunto que é tão importante. Através da memória e de narrações a cultura africana esteve presente nas metodologias o que é algo muito gratificante para o contexto do ensino de História em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, CULTURA, NARRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID544_04062018163418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUCIA FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ANA  LUCIA FERRAZ"
    "autor_email" => "analuciaferraz1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE  DE LA  EMPRESA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47837
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 544
    "titulo" => "MEMÓRIA, NARRAÇÕES E CULTURA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O determinado trabalho é o resultado de uma pesquisa feita em sala de aula a qual visa a valorização da cultura africana assim como temáticas que discutam assuntos pertinentes a memória, racismo através de discussões, pesquisa elaboradas dentro do espaço escolar. Para tal foi necessário elencar assuntos que chamassem atenção dos alunos e atendesse a Lei 10.639/03 e ainda trouxesse um conhecimento significativo. Dentre as temáticas a memória de brincadeiras foi um dos temas mais discutido e aceito pelos alunos. A escola pode trazer ao aluno temáticas que envolvem o seu cotidiano alem de explorar assuntos que envolvem ética, cidadania e conhecimentos afins. Diante dos resultados percebeu-se uma expectativa em conhecer alguns assuntos alem de falar de memórias familiares e individuais. A partir de alguns países que também tem escassez de água potável pode-se fazer um link e chamar a atenção deste assunto que é tão importante. Através da memória e de narrações a cultura africana esteve presente nas metodologias o que é algo muito gratificante para o contexto do ensino de História em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, CULTURA, NARRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID544_04062018163418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUCIA FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ANA  LUCIA FERRAZ"
    "autor_email" => "analuciaferraz1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE  DE LA  EMPRESA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O determinado trabalho é o resultado de uma pesquisa feita em sala de aula a qual visa a valorização da cultura africana assim como temáticas que discutam assuntos pertinentes a memória, racismo através de discussões, pesquisa elaboradas dentro do espaço escolar. Para tal foi necessário elencar assuntos que chamassem atenção dos alunos e atendesse a Lei 10.639/03 e ainda trouxesse um conhecimento significativo. Dentre as temáticas a memória de brincadeiras foi um dos temas mais discutido e aceito pelos alunos. A escola pode trazer ao aluno temáticas que envolvem o seu cotidiano alem de explorar assuntos que envolvem ética, cidadania e conhecimentos afins. Diante dos resultados percebeu-se uma expectativa em conhecer alguns assuntos alem de falar de memórias familiares e individuais. A partir de alguns países que também tem escassez de água potável pode-se fazer um link e chamar a atenção deste assunto que é tão importante. Através da memória e de narrações a cultura africana esteve presente nas metodologias o que é algo muito gratificante para o contexto do ensino de História em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.