FERRAZ, Ana Lucia. Memória, narrações e cultura na sala de aula. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47837>. Acesso em: 05/11/2024 05:48
O determinado trabalho é o resultado de uma pesquisa feita em sala de aula a qual visa a valorização da cultura africana assim como temáticas que discutam assuntos pertinentes a memória, racismo através de discussões, pesquisa elaboradas dentro do espaço escolar. Para tal foi necessário elencar assuntos que chamassem atenção dos alunos e atendesse a Lei 10.639/03 e ainda trouxesse um conhecimento significativo. Dentre as temáticas a memória de brincadeiras foi um dos temas mais discutido e aceito pelos alunos. A escola pode trazer ao aluno temáticas que envolvem o seu cotidiano alem de explorar assuntos que envolvem ética, cidadania e conhecimentos afins. Diante dos resultados percebeu-se uma expectativa em conhecer alguns assuntos alem de falar de memórias familiares e individuais. A partir de alguns países que também tem escassez de água potável pode-se fazer um link e chamar a atenção deste assunto que é tão importante. Através da memória e de narrações a cultura africana esteve presente nas metodologias o que é algo muito gratificante para o contexto do ensino de História em sala de aula.