Nosso grupo de pesquisa tem realizado o movimento de estudar as obras de Jean Piaget buscando um entendimento de como os conceitos por ele construídos e/ou trabalhados podem ajudar a pensar a educação nos dias atuais. Nesse movimento, temos voltado a atenção especialmente no sentido de pensar a formação de professores, tanto inicial, quanto continuada.
Em um destes movimentos nos encontramos com o conceito de tomada de consciência. Este texto é parte deste movimento de pesquisa no qual apresentamos nossas reflexões a partir de um experimento com provas operatórias em que a Torre de Hanói é utilizada como instrumento de pesquisa. Fizemos uso especialmente de duas perspectivas de pesquisas: o Paradigma Indiciário proposto por Ginzburg (1987), o qual nos ajudou a encontrar indícios teóricos que nos possibilitam construir recursos para pensar a formação docente, e, em especial a prática nesse processo de formação e o método clínico de Piaget (1926), que nos ajudou a ter “olhos de ver” os processos sob observação e reflexão. Os relatos aqui apresentados apontam para movimentos de tomada de consciência a partir das ações realizadas com a Torre de Hanói. Interessante perceber que essa consciência não se restringiu ao exercício do jogo, mas transcendeu-o permitindo pensar a relação da teoria e prática na atuação docente.