A interação entre professor e aluno na sala de aula se constitui como um dos principais elementos no processo de ensino-aprendizagem, sendo que sua compreensão não apenas facilita este processo como também influi na sua qualidade. Para que haja a aprendizagem e não uma simples memorização, é preciso que ocorra interação pedagógica entre o professor e o aluno. A língua funciona como um elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade em que ele atua, e é através dela que a realidade se transforma em símbolos com os quais esse, processa a comunicação linguística. A interação em sala de aula é um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, se não houver comunicação dentro da sala de aula, o aluno não aprende e por consequência não se desenvolve e assim não haverá aprendizagem nem desenvolvimentos múltiplos. Este trabalho vem fornecer subsídios para melhor compreensão da interação pedagógica na sala de aula de língua portuguesa entre professor-aluno, como ponto crucial para o processo de ensino-aprendizagem a partir da linguagem do professor e facilitar a análise do efeito desta no comportamento e linguagem dos alunos. É nesse contexto de interação professor e aluno que se configura a relação entre as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a elas disponibilizadas, o que envolve o domínio do conhecimento pelo professor, sua capacitação técnico-científica, a competência de ensinar pesquisando, as características socioculturais e o perfil psicológico dos atores sociais envolvidos ou seja, o professor e o aluno. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa por entender que é necessário compreender detalhes e significados, além do contato com o campo de pesquisa e com os sujeitos envolvidos, descrevendo os fatos encontrados em uma Escola de Referência no interior do Estado de Pernambuco.