Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II : ACERTOS E DESACERTOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PROMOÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
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      Inicialmente, essa pesquisa permitiu a pretensão de discutir as vicissitudes da formação de professores numa promoção da educação inclusiva no ensino fundamental II.  Não obstante, os primeiros achados relacionados à análise de documentos jurídicos acerca da educação inclusiva fomentou novas indagações. Dentre elas , destaca-se: Se a educação inclusiva tem como prerrogativa a inclusão de todos os alunos no ensino regular, por que o termo especial tem tanto destaque? Além disso qual a importância que se atribuí a inclusão por parte dos professores ? E Por fim ,até que ponto a formação de professores instala um novo paradigma como auxilio a inclusão de alunos com necessidades especiais em salas regulares? Nossos objetivos : analisar os currículos dos cursos de formação do estado de PE, Perceber a importância atribuída ao professor sobre sua formação inicial, como também Compreender a realidade das formações dada(continuada) aos professores na perspectiva de inclusão. \r\n
      Sendo esse tema uma realidade em todo país , tornou-se relevante compreender e refletir sobre os estudos realizados em torno da formação de professores numa perspectiva de inclusão,Alguns autores como Asín& Los Santos (1998) avaliam que os professores experienciam dificuldades para ensinar aos alunos com necessidades educacionais especiais. Alguns programas de formação de professores numa perspectiva de inclusão possuem a preocupação de junto ao educador o uso de práticas adequadas ao desenvolvimento Auxter, Pyfer e Huettig (2001), contudo muitos professores têm atitudes negativas para os alunos com necessidades educacionais especiais, porque eles não sabem como ensiná-los Clark, francês e Henderson (1986).Não diferente em nossa pesquisa tivemos a preocupação de nos ater também a um fio condutor que nos acompanhou por toda a pesquisa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei nº 9.394/96 – e da legislação pertinente á formação de professores. As pesquisas têm demonstrado que os modelos para as formações de professores criam condições e características específicas que definem e qualificam a identidade e a função histórica e social da prática docente dessa forma demonstrando que a atividade docente se caracteriza também por uma complexidade emocional, vivida em um espaço carregado de afetos, de sentimentos e de conflitos, onde o professor deve ser formado (Nóvoa, 2002). Outros autores que nos dão subsidio é Mantoan (2006), Morgado (2004) ,Carvalho (2004), Carneiro (2008), Stainback e Stainback (1999), Xiberras (1996) e Sanches (2011) . Sendo assim à relevância dos resultados obtidos nesta investigação irá fermentar reflexões a respeito de quão importância é atribuída à inclusão dentro das formações de professores, da mesma forma compreender as necessidades dos professores na ação pedagógica de incluir de fato os alunos com deficiência, fazendo com que o direito à diferença seja respeitado, e impulsionando a escola a superar os limites do processo.
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      Sendo esse tema uma realidade em todo país , tornou-se relevante compreender e refletir sobre os estudos realizados em torno da formação de professores numa perspectiva de inclusão,Alguns autores como Asín& Los Santos (1998) avaliam que os professores experienciam dificuldades para ensinar aos alunos com necessidades educacionais especiais. Alguns programas de formação de professores numa perspectiva de inclusão possuem a preocupação de junto ao educador o uso de práticas adequadas ao desenvolvimento Auxter, Pyfer e Huettig (2001), contudo muitos professores têm atitudes negativas para os alunos com necessidades educacionais especiais, porque eles não sabem como ensiná-los Clark, francês e Henderson (1986).Não diferente em nossa pesquisa tivemos a preocupação de nos ater também a um fio condutor que nos acompanhou por toda a pesquisa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei nº 9.394/96 – e da legislação pertinente á formação de professores. As pesquisas têm demonstrado que os modelos para as formações de professores criam condições e características específicas que definem e qualificam a identidade e a função histórica e social da prática docente dessa forma demonstrando que a atividade docente se caracteriza também por uma complexidade emocional, vivida em um espaço carregado de afetos, de sentimentos e de conflitos, onde o professor deve ser formado (Nóvoa, 2002). Outros autores que nos dão subsidio é Mantoan (2006), Morgado (2004) ,Carvalho (2004), Carneiro (2008), Stainback e Stainback (1999), Xiberras (1996) e Sanches (2011) . Sendo assim à relevância dos resultados obtidos nesta investigação irá fermentar reflexões a respeito de quão importância é atribuída à inclusão dentro das formações de professores, da mesma forma compreender as necessidades dos professores na ação pedagógica de incluir de fato os alunos com deficiência, fazendo com que o direito à diferença seja respeitado, e impulsionando a escola a superar os limites do processo.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Inicialmente, essa pesquisa permitiu a pretensão de discutir as vicissitudes da formação de professores numa promoção da educação inclusiva no ensino fundamental II. Não obstante, os primeiros achados relacionados à análise de documentos jurídicos acerca da educação inclusiva fomentou novas indagações. Dentre elas , destaca-se: Se a educação inclusiva tem como prerrogativa a inclusão de todos os alunos no ensino regular, por que o termo especial tem tanto destaque? Além disso qual a importância que se atribuí a inclusão por parte dos professores ? E Por fim ,até que ponto a formação de professores instala um novo paradigma como auxilio a inclusão de alunos com necessidades especiais em salas regulares? Nossos objetivos : analisar os currículos dos cursos de formação do estado de PE, Perceber a importância atribuída ao professor sobre sua formação inicial, como também Compreender a realidade das formações dada(continuada) aos professores na perspectiva de inclusão. Sendo esse tema uma realidade em todo país , tornou-se relevante compreender e refletir sobre os estudos realizados em torno da formação de professores numa perspectiva de inclusão,Alguns autores como Asín& Los Santos (1998) avaliam que os professores experienciam dificuldades para ensinar aos alunos com necessidades educacionais especiais. Alguns programas de formação de professores numa perspectiva de inclusão possuem a preocupação de junto ao educador o uso de práticas adequadas ao desenvolvimento Auxter, Pyfer e Huettig (2001), contudo muitos professores têm atitudes negativas para os alunos com necessidades educacionais especiais, porque eles não sabem como ensiná-los Clark, francês e Henderson (1986).Não diferente em nossa pesquisa tivemos a preocupação de nos ater também a um fio condutor que nos acompanhou por toda a pesquisa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei nº 9.394/96 – e da legislação pertinente á formação de professores. As pesquisas têm demonstrado que os modelos para as formações de professores criam condições e características específicas que definem e qualificam a identidade e a função histórica e social da prática docente dessa forma demonstrando que a atividade docente se caracteriza também por uma complexidade emocional, vivida em um espaço carregado de afetos, de sentimentos e de conflitos, onde o professor deve ser formado (Nóvoa, 2002). Outros autores que nos dão subsidio é Mantoan (2006), Morgado (2004) ,Carvalho (2004), Carneiro (2008), Stainback e Stainback (1999), Xiberras (1996) e Sanches (2011) . Sendo assim à relevância dos resultados obtidos nesta investigação irá fermentar reflexões a respeito de quão importância é atribuída à inclusão dentro das formações de professores, da mesma forma compreender as necessidades dos professores na ação pedagógica de incluir de fato os alunos com deficiência, fazendo com que o direito à diferença seja respeitado, e impulsionando a escola a superar os limites do processo.

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