O Ensino Médio público apresenta vários problemas do ponto de vista estrutural, organizacional e de pessoal. Neste contexto, o presente estudo objetiva apresentar, mais descritiva do que analiticamente, alguns dados sobre o Ensino Médio Nacional em diálogo com as especificidades do estado de Goiás, visando à descrição da situação desse nível de ensino na região nos últimos quinze anos. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitaviva. Os dados apresentados foram coletados no mês de setembro de 2016, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (www.inep.gov.br) e no Banco de Dados Estatísticos do Estado de Goiás – Sepin/Seplan (www.imb.go.gov.br/bde/imp.php). Os resultados mostraram que houve uma diminuição no total de matrículas no Ensino Médio brasileiro, e as modalidades que tiveram aumento de matrículas foram o regime integral de modalidade regular e a modalidade Educação Especial no período de 2010 e 2015. Além disso, é latente a problemática histórica que rodeia a educação na zona rural. Desta forma, há avanços e retrocessos, mas, sobretudo, invisibilização de problemáticas que já estão presentes na construção do país. Para maiores explanações, colocamos a necessidade de realizar estudos sobre a qualidade dessa educação e dos processos de permanência, levando em consideração as dificuldades que envolvem o Ensino Médio e a juventude brasileira.