Este trabalho tem por objetivo compreender a importância da participação em um projeto de monitoria semipresencial como promotor de desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco/UPE (Campus Petrolina). Metodologicamente a pesquisa possui natureza qualitativa de cunho interpretativo, pois procurou averiguar os significados que quatro estudantes monitores atribuíram às suas experiências profissionais, no contexto das disciplinas Matemática Básica I e Geometria Experimental e Gráfica, ofertadas no 1º período do curso. Além disso, a pesquisa assume um caráter de investigação narrativa pois analisamos as escritas narrativas dos quatro monitores, as quais foram escritas ao final do primeiro semestre de 2018. A análise dos dados se deu com a leitura das narrativas e a organização das falas e argumentos em seis categorias/ tipologias de aprendizagem docente propostas como perspectiva teóricas por um pesquisador do campo da Formação de professores de Matemática. As narrativas revelaram que a experiência de participação na monitoria semipresencial representou um percurso extracurricular de formação e desenvolvimento profissional, contribuindo sobremaneira para o processo de aprendizagem da docência dos monitores, contemplando com especificidade, diversas instância formativas, como: oportunidade de refletirem criticamente sobre as situações que marcam o exercício da docência; (re)construção dos fundamentos dos conhecimentos docentes; dialogicidade e comunicação; instrumentalidade tecnológica, ao lidarem com técnicas e recursos tecnológicos e a possibilidade de assumirem a autoridade docente, contribuindo no processo de construção e desenvolvimento da identidade profissional.