Este trabalho trata de uma pesquisa na qual destacamos a insuficiência de observância da Legislação Ambiental por parte das instituições de educação. Demonstramos aqui responsabilidades e as obrigações das escolas, determinadas pelo ordenamento jurídico e de modo especial pela Lei de Políticas Nacionais de Educação Ambiental - PNEA. O principal objetivo consiste em analisar a Legislação das políticas do meio ambiente, em especial, as determinações da PNEA sobre os aspectos político-pedagógicos atribuídos pela Legislação ambiental às instituições de ensino formal e informal. A metodologia utilizada consistiu em estudos bibliográficos e análise da Legislação geral e específica relacionada à Educação Ambiental. Os dados obtidos nos permitiram sistematizar uma análise que foi organizada em duas dimensões: na primeira tratamos da educação ambiental no ensino formal e na segunda destacamos a educação ambiental informal e suas relações com o ensino escolar. Nas conclusões, apontamos: a) as responsabilidades e as obrigações das escolas no ordenamento jurídico. b) a distância entre as determinações da Legislação Ambiental e as práticas educativas das instituições de educação escolar.