Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, CIFRANAVIZAÇÃO, SABERES DISCENTES Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46692 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2707 "inscrito_id" => 8694 "titulo" => "CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS." "resumo" => "Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou.Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, CIFRANAVIZAÇÃO, SABERES DISCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8694_10092018161705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO" "autor_email" => "renatocprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46692 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2707 "inscrito_id" => 8694 "titulo" => "CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS." "resumo" => "Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou.Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, CIFRANAVIZAÇÃO, SABERES DISCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8694_10092018161705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO" "autor_email" => "renatocprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.