Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou.