Considerando o processo de ensino/ aprendizagem em geografia e as mudanças na educação na atualidade, refletimos sobre a necessidade de contextualização entre a realidade dos educandos e os conteúdos escolares. Destacamos então as dinâmicas que se estabelecem entre esses espaços do conhecimento, visando um ensino/aprendizagem crítico dos alunos. Tendo como aporte nossa inserção como professores da educação básica,. Esse trabalho se delineou a partir de pesquisa e aplicação de métodos qualitativos no momento de desenvolvimento das ações propostas pelos professores na turma do 6° ano B do Ensino Fundamental II na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernani Satyro situada no município de Uiraúna – PB. Com o objetivo que as ações desenvolvidas promovam a prática social da cidadania dos estudantes, refletindo ainda, como os materiais didáticos elaborados e desenvolvidos conjuntamente com os alunos, podem auxiliar nas aulas de geografia, bem como, fortalecer o elo entre o processo de ensino/aprendizagem do no processo de formação docente. Logo, a abordagem teórico-metodológica parte dos pontos pertinentes da pesquisa, com base na temática e prática docente, se constitui principalmente de livros, além de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos. Visando um aprofundamento desses elementos atuantes na escola, para formação docente enquanto processo contínuo a fim de promover uma ponte na construção dos conhecimentos acadêmicos e principalmente da educação básica.