Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS MENTAIS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO

Palavra-chaves: ENSINO/APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46190
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4284
    "inscrito_id" => 5888
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS MENTAIS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO"
    "resumo" => "Considerando o processo de ensino/ aprendizagem em geografia e as mudanças na educação na atualidade, refletimos sobre a necessidade de contextualização entre a realidade dos educandos e os conteúdos escolares. Destacamos então as dinâmicas que se estabelecem entre esses espaços do conhecimento, visando um ensino/aprendizagem crítico dos alunos. Tendo como aporte nossa inserção como professores da educação básica,. Esse trabalho se delineou a partir de pesquisa e aplicação de métodos qualitativos no momento de desenvolvimento das ações propostas pelos professores  na turma do 6° ano B do Ensino Fundamental II na Escola Estadual  de Ensino Fundamental Ernani Satyro situada no município de Uiraúna – PB. Com o objetivo que as ações desenvolvidas promovam a prática social da cidadania dos estudantes, refletindo ainda, como os materiais didáticos elaborados e desenvolvidos conjuntamente com os alunos, podem auxiliar nas aulas de geografia, bem como, fortalecer o elo entre o processo de ensino/aprendizagem do no processo de formação docente. Logo, a abordagem teórico-metodológica parte dos pontos pertinentes da pesquisa, com base na temática e prática docente, se constitui principalmente de livros, além de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos. Visando um aprofundamento desses elementos atuantes na escola, para formação docente enquanto processo contínuo a fim de promover uma ponte na construção dos conhecimentos acadêmicos e principalmente da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO/APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5888_17092018204640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS SILVEIRA LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "franciscasilveiral@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46190
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4284
    "inscrito_id" => 5888
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS MENTAIS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO"
    "resumo" => "Considerando o processo de ensino/ aprendizagem em geografia e as mudanças na educação na atualidade, refletimos sobre a necessidade de contextualização entre a realidade dos educandos e os conteúdos escolares. Destacamos então as dinâmicas que se estabelecem entre esses espaços do conhecimento, visando um ensino/aprendizagem crítico dos alunos. Tendo como aporte nossa inserção como professores da educação básica,. Esse trabalho se delineou a partir de pesquisa e aplicação de métodos qualitativos no momento de desenvolvimento das ações propostas pelos professores  na turma do 6° ano B do Ensino Fundamental II na Escola Estadual  de Ensino Fundamental Ernani Satyro situada no município de Uiraúna – PB. Com o objetivo que as ações desenvolvidas promovam a prática social da cidadania dos estudantes, refletindo ainda, como os materiais didáticos elaborados e desenvolvidos conjuntamente com os alunos, podem auxiliar nas aulas de geografia, bem como, fortalecer o elo entre o processo de ensino/aprendizagem do no processo de formação docente. Logo, a abordagem teórico-metodológica parte dos pontos pertinentes da pesquisa, com base na temática e prática docente, se constitui principalmente de livros, além de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos. Visando um aprofundamento desses elementos atuantes na escola, para formação docente enquanto processo contínuo a fim de promover uma ponte na construção dos conhecimentos acadêmicos e principalmente da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO/APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5888_17092018204640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS SILVEIRA LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "franciscasilveiral@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Considerando o processo de ensino/ aprendizagem em geografia e as mudanças na educação na atualidade, refletimos sobre a necessidade de contextualização entre a realidade dos educandos e os conteúdos escolares. Destacamos então as dinâmicas que se estabelecem entre esses espaços do conhecimento, visando um ensino/aprendizagem crítico dos alunos. Tendo como aporte nossa inserção como professores da educação básica,. Esse trabalho se delineou a partir de pesquisa e aplicação de métodos qualitativos no momento de desenvolvimento das ações propostas pelos professores na turma do 6° ano B do Ensino Fundamental II na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernani Satyro situada no município de Uiraúna – PB. Com o objetivo que as ações desenvolvidas promovam a prática social da cidadania dos estudantes, refletindo ainda, como os materiais didáticos elaborados e desenvolvidos conjuntamente com os alunos, podem auxiliar nas aulas de geografia, bem como, fortalecer o elo entre o processo de ensino/aprendizagem do no processo de formação docente. Logo, a abordagem teórico-metodológica parte dos pontos pertinentes da pesquisa, com base na temática e prática docente, se constitui principalmente de livros, além de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos. Visando um aprofundamento desses elementos atuantes na escola, para formação docente enquanto processo contínuo a fim de promover uma ponte na construção dos conhecimentos acadêmicos e principalmente da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.