FREITAS, Adriana Oliveira De et al.. A inclusão na escola pública em questão. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45965>. Acesso em: 22/11/2024 09:03
Trata-se de um estudo que objetivou refletir sobre os desafios da inclusão de estudantes surdos em turmas de ensino regular na escola pública, a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida numa escola estadual localizada no interior de Pernambuco. Escolhemos como lócus deste estudo, 01 (uma) turma de Educação Especial cujo professor especializado e fluente em LIBRAS e uma turma de ensino Regular, contando com a presença de um (01) intérprete. Constituíram-se participantes da pesquisa dois tipos de profissionais com funções diferenciadas, mas de igual relevância para o estudo: os professores regentes e o intérprete de libras. Compondo o cenário analisado, participaram também dois grupos de surdos em espaços pedagógicos referenciados, a turma especial e a regular. Os resultados apontaram que especificamente em relação à educação de surdos, ainda existem controvérsias que geram debates e polêmicas, pois parece que já não faz sentido a simples inserção física do estudante no ambiente escolar, quando o profissional intérprete que é contratado para atuar junto a esse estudante, não se encontra preparado pedagogicamente para atender suas necessidades de aprendizagem, o que acaba implicando na promoção de uma falsa imagem de inclusão com sucesso pela escola. Sugere-se formação continuada para o professor e interprete, a fim de que haja melhoria no atendimento à inclusão na escola pública.