MIRANDA, Ivanete Nunes et al.. A importância do multiculturalismo na sala de aula. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45926>. Acesso em: 05/11/2024 05:52
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar o multiculturalismo escolar, a fim de esclarecer e definir alguns pontos acerca do tema. Sabe-se que as diferentes culturas presentes em torno de nossa sociedade refletem diretamente nas instituições escolares, mais especificamente na sala de aula. Entendendo que os modos e costumes de cada individuo representa um papel de grande importância no cotidiano sócio cultural de cada ser, e que essa diferença deve ser respeitada dentro da realidade de cada individuo, para que todos os envolvidos possam tomar consciência de que cada realidade tem sua necessidade especifica, e deve ser respeitada, independente de seus modos valores ou costumes. E a escola ambiente onde se confronta todas essas culturas, não poderia deixar de ser o local mais apropriado para desenvolver e transmitir esses saberes, configurado na pratica pedagógica. Para construção do presente artigo foram consultados diversos autores que escreveram sobre multiculturalismo dos quais destaca: SILVA ( 2009 ), GOMES ( 2003), GONÇALVES ( 1985), ROESCH ( 2001), como também articula a concepção de outros autores, originado dos contextos educacionais por eles vivenciados.