Afetividade, família e escola são elementos que devem andar juntos em plena sintonia, uma vez que são aspectos importantes para um bom desenvolvimento educacional, não apenas de aprendizagem como também de metas de ensino desempenhadas com êxito. Com isso, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo acerca da afetividade entre a escola e a família, de forma a fazer uma exposição teórica, como também analisar de que forma vem sendo trabalhada essa temática em sala de aula na procura de estabelecer um ambiente de trabalho seguro e repleto de sentimentos bons. Com isso, partindo de uma análise crítica acerca da educação, com um estudo dirigido referente à educação e a base que as crianças já trazem de suas residências. Para o trabalho, nos baseamos nos estudos de Freire (2000), Piaget (1996), Souza (1970), Vygotsky (1998), Wallon (2008) entre outros. Quanto aos aspectos metodológicos, temos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa em que foi realizada a coleta dos dados por meio de questionário com perguntas fechadas. Assim, por meio deste trabalho, pensamos estarmos contribuindo com o estabelecimento de um planejamento em prol de uma educação de qualidade para todos, levando em consideração a aprendizagem dos alunos e a importância da família para a construção coletiva dos sujeitos inserida na sociedade que os cerca.