O presente artigo traz uma análise sobre a implantação do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck, localizada na periferia de Fortaleza/Ceará. O NTPPS, projeto da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Aliança, tem por objetivo o desenvolvimento das competências socioemocionais no ambiente escolar, através de uma proposta metodológica que perpassa as três séries do Ensino Médio, tendo como foco de discussão: a escola e a família (1ª série), a comunidade (2ª série) e o universo do trabalho (3ª série). Durante as aulas, os estudantes são convidados a participarem de vivências, oficinas, discussões de textos, filmes, músicas, além de produções escritas e artísticas, em que refletem a importância das competências socioemocionais a partir de temas geradores de interesse. Ao final de cada ano, é possível observarmos o desenvolvimento dessas competências nos estudantes com a apresentação de pesquisas desenvolvidas a partir das propostas trazidas pelo NTPPS. Assim, identificamos o amadurecimento dos estudantes, o protagonismo juvenil, o engajamento com o outro, a autogestão, a amabilidade, a abertura ao novo e as demais competências socioemocionais que desenvolvemos nas atividades do NTPPS. Desta forma, o artigo traz uma reflexão, a partir da visão docente, de como se deu o processo de implantação desta metodologia no ambiente escolar, bem como sobre o impacto dela para os estudantes que estão em vias de concluir o Ensino Médio e tiveram o NTPPS como disciplina obrigatória do currículo escolar.