A HISTORIOGRAFIA LOCAL NO ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE PANELAS/PE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45850 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3420 "inscrito_id" => 10328 "titulo" => "A HISTORIOGRAFIA LOCAL NO ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE PANELAS/PE" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação – UPE/Campus Mata Norte em que se objetiva analisar a abordagem da história local no currículo diversificado da cidade de Panelas/PE. A metodologia utilizada esta sendo à pesquisa-ação, tendo em vista que a pesquisa foi concebida e está sendo realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Para este fim, foi adotada a abordagem qualitativa de forma que os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram elaborados por meio de ‘questionários semiestruturados com perguntas abertas’ aplicados aos docentes da rede pública de ensino da cidade supracitada que foi o lócus da pesquisa, visando destacar o conhecimento dos mesmos acerca da temática e sua vivência e/ou aplicabilidade em sala de aula, como também, instigar a noção de pertencimento ao local. Os resultados da investigação estão sendo analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (1977); subsidiados pelos estudos de Bittencourt (2004); Le Goff (1996) dentre outros teóricos, literatura existente e marcos regulatórios do sistema educacional brasileiro em torno do objeto de estudo. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de um ensino em que se integre o conhecimento da história local nas salas de aula e se compreenda de que é preciso desenvolver nas unidades escolares metodologias atrativas e inovadoras em que se favoreçam políticas educativas integradas à história da comunidade e articuladas às práticas pedagógicas através da matriz curricular diversificada, reforçando assim, o sentimento de pertencimento, cidadania e identidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "HISTÓRIA LOCAL, CURRÍCULO DIVERSIFICADO, MEMÓRIA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID10328_14092018112133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OBERDAN DA SILVA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "OBERDAN ANDRADE" "autor_email" => "andrade_oberdan@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45850 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3420 "inscrito_id" => 10328 "titulo" => "A HISTORIOGRAFIA LOCAL NO ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE PANELAS/PE" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação – UPE/Campus Mata Norte em que se objetiva analisar a abordagem da história local no currículo diversificado da cidade de Panelas/PE. A metodologia utilizada esta sendo à pesquisa-ação, tendo em vista que a pesquisa foi concebida e está sendo realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Para este fim, foi adotada a abordagem qualitativa de forma que os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram elaborados por meio de ‘questionários semiestruturados com perguntas abertas’ aplicados aos docentes da rede pública de ensino da cidade supracitada que foi o lócus da pesquisa, visando destacar o conhecimento dos mesmos acerca da temática e sua vivência e/ou aplicabilidade em sala de aula, como também, instigar a noção de pertencimento ao local. Os resultados da investigação estão sendo analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (1977); subsidiados pelos estudos de Bittencourt (2004); Le Goff (1996) dentre outros teóricos, literatura existente e marcos regulatórios do sistema educacional brasileiro em torno do objeto de estudo. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de um ensino em que se integre o conhecimento da história local nas salas de aula e se compreenda de que é preciso desenvolver nas unidades escolares metodologias atrativas e inovadoras em que se favoreçam políticas educativas integradas à história da comunidade e articuladas às práticas pedagógicas através da matriz curricular diversificada, reforçando assim, o sentimento de pertencimento, cidadania e identidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "HISTÓRIA LOCAL, CURRÍCULO DIVERSIFICADO, MEMÓRIA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID10328_14092018112133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OBERDAN DA SILVA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "OBERDAN ANDRADE" "autor_email" => "andrade_oberdan@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }