A instituição familiar vista de um panorama geral, é considerada como um fundamento básico e universal de todas as sociedades. O papel que a escola representa na formação da parceria entre pais e instituição de ensino, é crucial e deve levar em conta a necessidade familiar. Pesquisa aplicada com abordagem qualitativa. Como instrumentos para coletar os dados:foi utilizada a observação participante realizado com pais e comunidade escolar em geral para registro de comentário dialogado. Pretende-se alcançar impacto tanto educacional quanto social, já que será possível estabelecer um diálogo entre as propostas educacionais em vigor e a prática educativa de uma escola pública do estado. De forma que será possível a participação social e envolver a comunidade escolar como um todo. Pretende-se com os resultados da pesquisa, contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da escola avaliada, fazendo com que a comunidade escolar que a cerca entenda a necessidade de empreender um trabalho que tenha o mesmo objetivo, mas que não seja de cunho autoritário ou centralizado, mas sim, democrático e participativo. Como tema central da conversa foi abordado a importância da família no processo ensino aprendizagem.