SANTOS, Ângela Maria Dos. A concepção de formação escolar em graciliano ramos. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45586>. Acesso em: 23/12/2024 12:22
Esta comunicação propõe discutir a concepção de formação escolar do povo alagoano em Graciliano Ramos, enquanto diretor da Instrução Pública de Alagoas, nos anos de 1933 a 1936, considerando um cargo desafiador para ele. Por estar num contexto no qual a situação educacional alagoana encontrava-se num estado de miserabilidade. A concepção que percorre o pensamento de Graciliano acerca da educação do homem sertanejo recorre aos princípios da valorização do homem cordial, um homem civil; e o homem letrado estaria crédulo de que sairia da ignorância e não cairia no abismo dos vícios “mundanos”. Carlota Boto (1996, p. 46) enfatiza que a “valorização dada ao homem de letras faz-se diretamente em consonância com a exaltação do progresso das ciências e das artes em um século que pensa a multiplicação das luzes como a alavanca mestra da perfectualidade social”. O pensamento de Ramos está em consonância com a autora quando sinaliza que a ausência de leitura e interpretação correta dos acontecimentos pelo povo, a ignorância estava a levar cada vez mais rápido “a multidão sertaneja ao abismo tenebroso do crime!”. Por se tratar de uma pesquisa no campo da historiografia, tentaremos não dizer afirmações, nem tampouco querer reconstruir o tempo e lugar que o sujeito em estudo pertencera, mas dar significações por meio do discurso presente nas fontes documentais analisadas.