TARGINO, Edelma et al.. Aprender também pode ser divertido: o brincar na creche. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45489>. Acesso em: 05/11/2024 05:12
Este trabalho objetiva discutir a importância do brincar e sua influência no desenvolvimento da criança. Ao tratar da importância que se tem dado ao lúdico e à brincadeira em instituições de Educação Infantil, utilizou-se como referência uma creche pública do município de Alagoa Nova, durante as atividades nela desenvolvidas. Partindo disto, este artigo traz ainda relatos que revelam a fragilidade existente no trabalho com o lúdico e com o brincar em instituições de Educação Infantil, particularmente, em creches e, conseqüentemente, a carência na formação de profissionais preparados para incorporar estes aspectos em seus cotidianos escolares. Baseando-se em pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, busca-se ressaltar, inicialmente, a importância de se incorporar o brincar no currículo das creches, fazendo uma ligação com a realidade observada em uma creche pública de Alagoa Nova. Sendo concluídas as observações e levando-se em consideração os benefícios reais que momentos de jogos, brincadeiras e ludicidade trazem para o processo de desenvolvimento da criança, defende-se a necessidade de se formar educadores que sejam acima de qualquer coisa recreacionistas e estejam preparados para utilizar a brincadeira da forma mais significativa e potencial possível. Portanto é necessário compreender que o processo educacional é dinâmico e está sempre em movimento; portando fazendo- se necessário o professor está sempre buscando ampliar a sua prática para isso o mesmo precisa de qualidades necessárias. Para um bom professor é preciso está em dimensões que envolvem suas qualidades emocionais, políticas, éticas, reflexivas e críticas, sobretudo as que envolvam o caráter do saber.