“EU SOU ÍNDIO”! “EU NÃO EXISTO?”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
0 of 0"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 45475 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 357 "titulo" => "“EU SOU ÍNDIO”! “EU NÃO EXISTO?”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Resumo: O livro didático é um subsídio que deve ser considerado e utilizado na prática do professor. Não obstante sabermos das limitações inerentes a esse suporte é necessário que o valorizemos e aproveitemos esse material que está nas mãos do aluno e que confere a ele uma certa autonomia de leitura, assim como de posicionamento crítico, face ao que nele é veiculado. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência vivenciado na Educação de Jovens e Adultos. A leitura de textos de gêneros diversos, veiculada no livro didático, com foco para a leitura da lenda “Uiarapuru”, propiciou uma discussão que ultrapassou os limites da sala de aula e deu visibilidade ao discurso de um aluno, até então sem identidade revelada para a escola e para a sua sala de aula. Por meio das discussões realizadas a partir dos textos lidos, o aluno se autodeclarou índio e reivindicou seu direito de vez e voz na escola. O desdobramento dessa aula resultou no protagonismo do aluno, que teve a oportunidade de mostrar sua cultura, desenvolvendo palestras e oficinas para toda a comunidade escolar. Observamos, também como resultados dessa experiência o crescimento da interação da sala com o aluno, a confiança do aluno na escola em que ele estuda, o fortalecimento do trabalho do professor em consonância com os outros profissionais da escola como pedagoga, assistente social, psicóloga, gestores e demais profissionais que contribuíram para que se fizesse um evento no dia do índio, protagonizado por um índio. ◀Resumo: O livro didático é um subsídio que deve ser considerado e utilizado na prática do professor. Não obstante sabermos das limitações inerentes a esse supor ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO., INTERPRETAÇÃO, PROTAGONISMO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID357_30072018172319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA" "autor_email" => "hildeniaonias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 45475 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 357 "titulo" => "“EU SOU ÍNDIO”! “EU NÃO EXISTO?”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Resumo: O livro didático é um subsídio que deve ser considerado e utilizado na prática do professor. Não obstante sabermos das limitações inerentes a esse suporte é necessário que o valorizemos e aproveitemos esse material que está nas mãos do aluno e que confere a ele uma certa autonomia de leitura, assim como de posicionamento crítico, face ao que nele é veiculado. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência vivenciado na Educação de Jovens e Adultos. A leitura de textos de gêneros diversos, veiculada no livro didático, com foco para a leitura da lenda “Uiarapuru”, propiciou uma discussão que ultrapassou os limites da sala de aula e deu visibilidade ao discurso de um aluno, até então sem identidade revelada para a escola e para a sua sala de aula. Por meio das discussões realizadas a partir dos textos lidos, o aluno se autodeclarou índio e reivindicou seu direito de vez e voz na escola. O desdobramento dessa aula resultou no protagonismo do aluno, que teve a oportunidade de mostrar sua cultura, desenvolvendo palestras e oficinas para toda a comunidade escolar. Observamos, também como resultados dessa experiência o crescimento da interação da sala com o aluno, a confiança do aluno na escola em que ele estuda, o fortalecimento do trabalho do professor em consonância com os outros profissionais da escola como pedagoga, assistente social, psicóloga, gestores e demais profissionais que contribuíram para que se fizesse um evento no dia do índio, protagonizado por um índio. ◀Resumo: O livro didático é um subsídio que deve ser considerado e utilizado na prática do professor. Não obstante sabermos das limitações inerentes a esse supor ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO., INTERPRETAÇÃO, PROTAGONISMO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID357_30072018172319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "HILDENIA ONIAS DE SOUSA" "autor_email" => "hildeniaonias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }