O artigo resulta da análise realizada a partir das trocas de experiências na formação e intervenções pedagógicas, com os professores que estão devidamente inseridos no ciclo de alfabetização, da rede municipal de educação da cidade de Boa Vista-PB. Bem como, de observações dos registros no caderno de plano de atividades semanais dos professores. O trabalho tem como objetivo analisar as práticas que envolvem a leitura literária a partir de poemas, refletindo sobre as contribuições desse gênero no envolvimento e alegria das crianças. O texto aborda a importância dos poemas a partir das práticas de letramento, propondo este, como ferramenta interessante no processo de leitura prazerosa, na formação inicial do leitor. Desse modo, o presente estudo pretende desenvolver uma proposta metodológica, baseados numa leitura qualitativa que considere as peculiaridades do poema no universo infantil, enquanto contribuições para práticas de letramento, a partir do cotidiano escolar. Nesse sentido, tendo os princípios sociointeracionistas vygotskyanos como base estrutural da pesquisa, por entender que a leitura é uma ferramenta imprescindível na formação dor ser humano. No entanto, verificou-se com os dados obtidos, que o uso do poema no ciclo de alfabetização, encontra-se nos dias atuais a serviço da linguística, com o propósito imperioso de alfabetizar, fugindo do propósito do letramento literário. Porém, num ritmo lento, é percebido que os poemas, vêm adentrando as aulas com propósito literário através da leitura de deleite, sendo uma conquista que precisa se alargar para todas e cada sala de aula, no âmbito da leitura literária a partir dos poemas.