Desde tempos remotos que se é discutido a importância do poema em sala de aula e suas contribuições não só no que diz respeito ao seu valor estético, mas também para a formação humana em seu caráter humanizador. Entretanto, a presença desse gênero literário em sala de aula está cada vez mais escassa. Os docentes ainda priorizam outros gêneros, dando ao poema um valor secundário, principalmente nas séries iniciais. Percebe-se que o ensino da literatura em sala de aula a prioridade ainda são os textos em prosa, embora o texto poético tenha igual importância na vida do futuro leitor crítico e autônomo o qual a escola deve formar. Nesse sentido, sendo a poesia um texto o qual nos circunda, sua presença em sala de aula se torna essencial, principalmente por sua carga de dinamismo e simbolismo. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar as experiências vivenciadas através do projeto de extensão “Nas asas da Leitura” nas turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, no que se refere ao trabalho com a poesia em sala de aula. Para tanto, nos utilizamos de um estudo de pesquisa-ação que permite a reflexão sobre a pratica docente e a metodologia a qual foi empregada, assim como a recepção dos alunos para com o gênero. Para fundamentar nosso trabalho nos embasamos nas considerações de Pinheiro (2002, 2018 ), no que diz respeito ao trabalho com a poesia em sala de aula; e em questões metodológicas, nos apoiamos em Cosson ( 2014) e em Maria (2002)