O presente artigo propõe estudar as vantagens da utilização de jogos para auxiliar na aprendizagem do aluno, investigando a utilização de jogos no ensino da matemática, contextualizando com questões do Enem. Os jogos são utilizados em sala de aula para que o aluno possa ter uma noção de como ele pode levar o aprendizado de sala de aula para a vida, além de acelerar o processo de aprendizagem. A matemática sendo ensinada de forma lúdica, além de auxiliar na aprendizagem, ajuda na construção do conhecimento para desenvolver questões complexas. Os jogos são utilizados como elemento de aproximação do educando com o educador de forma a tornar o aprendizado mais lúdico e proveitoso. Utilizando as teorias de Kishimoto, Zatz Halaban, foi perceptível observar que o ensino da matemática de forma lúdica, desenvolve o raciocínio logico, além de auxiliar nas interpretações das questões, principalmente questões de vestibulares consideradas difíceis por alunos do ensino médio. O trabalho propõe que os professores utilizem mais jogos em sala de aula, tornando a mesma mais divertida e interativa de forma a chamar a atenção do aluno.