Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ATUANTES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PARNAÍBA-PI, FRENTE À INCLUSÃO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: Formação Docente, Inclusão Educacional, Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais Comunicação Oral 10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS PARA DIVERSIDADE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ATUANTES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PARNAÍBA-PI, FRENTE À INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A inclusão é um desafio, pois tem como principal objetivo fazer com que todas as pessoas com necessidades educacionais especiais possam participar do convívio social em igualdade de oportunidades. Diante da relevância desta temática apresentaremos neste artigo um recorte teórico-prático de nossa dissertação de mestrado que realizou análises e reflexões acerca da formação docente no contexto inclusivo. Para tanto, buscamos respostas para a seguinte problemática: os professores, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Parnaíba-PI, estão participando de cursos de formação continuada e atualização direcionados para o contexto da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais? Em consequência deste questionamento formulamos como objetivo deste artigo analisar o índice de participação docente nos cursos de formação continuada e atualização, direcionados para o contexto da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, com o intuito de refletir acerca do papel desta formação na ação docente. A metodologia aplicada é do tipo quali-quantitativa, pois utilizamos tanto técnicas de coleta de dados da pesquisa qualitativa como quantitativa, em que fizemos uso do questionário e do grupo de discussão. Diante dos dados coletados percebemos que a maioria dos professores (68,7%) ainda não participou de cursos de formação continuada e atualização, voltados para o trabalho junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Também foi possível verificar que os professores sentem necessidade de participarem deste tipo de curso e que percebem a gama de conhecimentos que podem ser adquiridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS PARA DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Formação docente, Inclusão educacional, Alunos com necessidades educacionais especiais"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "28d15e1dc72ffc95cd856ef6e60e0bf1_124.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA FREITAS DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anapfc1@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEDUC-PHB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ATUANTES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PARNAÍBA-PI, FRENTE À INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A inclusão é um desafio, pois tem como principal objetivo fazer com que todas as pessoas com necessidades educacionais especiais possam participar do convívio social em igualdade de oportunidades. Diante da relevância desta temática apresentaremos neste artigo um recorte teórico-prático de nossa dissertação de mestrado que realizou análises e reflexões acerca da formação docente no contexto inclusivo. Para tanto, buscamos respostas para a seguinte problemática: os professores, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Parnaíba-PI, estão participando de cursos de formação continuada e atualização direcionados para o contexto da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais? Em consequência deste questionamento formulamos como objetivo deste artigo analisar o índice de participação docente nos cursos de formação continuada e atualização, direcionados para o contexto da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, com o intuito de refletir acerca do papel desta formação na ação docente. A metodologia aplicada é do tipo quali-quantitativa, pois utilizamos tanto técnicas de coleta de dados da pesquisa qualitativa como quantitativa, em que fizemos uso do questionário e do grupo de discussão. Diante dos dados coletados percebemos que a maioria dos professores (68,7%) ainda não participou de cursos de formação continuada e atualização, voltados para o trabalho junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Também foi possível verificar que os professores sentem necessidade de participarem deste tipo de curso e que percebem a gama de conhecimentos que podem ser adquiridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS PARA DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Formação docente, Inclusão educacional, Alunos com necessidades educacionais especiais"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "28d15e1dc72ffc95cd856ef6e60e0bf1_124.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA FREITAS DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anapfc1@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEDUC-PHB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A inclusão é um desafio, pois tem como principal objetivo fazer com que todas as pessoas com necessidades educacionais especiais possam participar do convívio social em igualdade de oportunidades. Diante da relevância desta temática apresentaremos neste artigo um recorte teórico-prático de nossa dissertação de mestrado que realizou análises e reflexões acerca da formação docente no contexto inclusivo. Para tanto, buscamos respostas para a seguinte problemática: os professores, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Parnaíba-PI, estão participando de cursos de formação continuada e atualização direcionados para o contexto da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais? Em consequência deste questionamento formulamos como objetivo deste artigo analisar o índice de participação docente nos cursos de formação continuada e atualização, direcionados para o contexto da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, com o intuito de refletir acerca do papel desta formação na ação docente. A metodologia aplicada é do tipo quali-quantitativa, pois utilizamos tanto técnicas de coleta de dados da pesquisa qualitativa como quantitativa, em que fizemos uso do questionário e do grupo de discussão. Diante dos dados coletados percebemos que a maioria dos professores (68,7%) ainda não participou de cursos de formação continuada e atualização, voltados para o trabalho junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Também foi possível verificar que os professores sentem necessidade de participarem deste tipo de curso e que percebem a gama de conhecimentos que podem ser adquiridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.