A inclusão é um desafio, pois tem como principal objetivo fazer com que todas as pessoas com necessidades educacionais especiais possam participar do convívio social em igualdade de oportunidades. Diante da relevância desta temática apresentaremos neste artigo um recorte teórico-prático de nossa dissertação de mestrado que realizou análises e reflexões acerca da formação docente no contexto inclusivo. Para tanto, buscamos respostas para a seguinte problemática: os professores, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Parnaíba-PI, estão participando de cursos de formação continuada e atualização direcionados para o contexto da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais? Em consequência deste questionamento formulamos como objetivo deste artigo analisar o índice de participação docente nos cursos de formação continuada e atualização, direcionados para o contexto da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, com o intuito de refletir acerca do papel desta formação na ação docente. A metodologia aplicada é do tipo quali-quantitativa, pois utilizamos tanto técnicas de coleta de dados da pesquisa qualitativa como quantitativa, em que fizemos uso do questionário e do grupo de discussão. Diante dos dados coletados percebemos que a maioria dos professores (68,7%) ainda não participou de cursos de formação continuada e atualização, voltados para o trabalho junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Também foi possível verificar que os professores sentem necessidade de participarem deste tipo de curso e que percebem a gama de conhecimentos que podem ser adquiridos.