POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE CONHECEM OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44951 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 839 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE CONHECEM OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O objetivo principal deste trabalho é compreender o que os estudantes do curso de pedagogia conhecem sobre inclusão, acessibilidade e a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, de 2018, alinhando assim, o que se discute nas questões contidas da proposta curricular do projeto pedagógico do curso, de 2015. O referencial teórico deste trabalho baseia-se nos seguintes autores: Chaui (2003), Santos (2005), Severino (2008); a questão inclusiva e educação especial: Mittler (2003) e Mantoan (2003); teoria do currículo Silva (2010) e Veiga (2002); e nos documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases - LDB (BRASIL, 1996), a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEEI) (BRASIL, 2008) e Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, 2015). Este trabalho é resultado de uma pesquisa de abordagem documental e quantitativa realizada com estudantes de dois períodos do citado curso, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no município de Sobral, Ceará. Os resultados evidenciam os dados a partir da aplicação dos questionários que partiram de um olhar sobre o início da graduação e o término da mesma, sendo no curso de Pedagogia. Por meio deste trabalho de cunho quantitativo, no que se diz respeito à quantidade de respostas satisfatórias dadas sobre o tema da ‘Política Nacional’, e após as análises dos gráficos e tabelas correspondentes as duas turmas podemos entender alguns pontos que podem guiar o currículo universitário, no tema em questão: Educação Inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, CURRÍCULO, PEDAGOGIA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID595_11082018125356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELVIS LOPES VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ELVIS LOPES" "autor_email" => "elviszacky@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44951 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 839 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE CONHECEM OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O objetivo principal deste trabalho é compreender o que os estudantes do curso de pedagogia conhecem sobre inclusão, acessibilidade e a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, de 2018, alinhando assim, o que se discute nas questões contidas da proposta curricular do projeto pedagógico do curso, de 2015. O referencial teórico deste trabalho baseia-se nos seguintes autores: Chaui (2003), Santos (2005), Severino (2008); a questão inclusiva e educação especial: Mittler (2003) e Mantoan (2003); teoria do currículo Silva (2010) e Veiga (2002); e nos documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases - LDB (BRASIL, 1996), a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEEI) (BRASIL, 2008) e Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, 2015). Este trabalho é resultado de uma pesquisa de abordagem documental e quantitativa realizada com estudantes de dois períodos do citado curso, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no município de Sobral, Ceará. Os resultados evidenciam os dados a partir da aplicação dos questionários que partiram de um olhar sobre o início da graduação e o término da mesma, sendo no curso de Pedagogia. Por meio deste trabalho de cunho quantitativo, no que se diz respeito à quantidade de respostas satisfatórias dadas sobre o tema da ‘Política Nacional’, e após as análises dos gráficos e tabelas correspondentes as duas turmas podemos entender alguns pontos que podem guiar o currículo universitário, no tema em questão: Educação Inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, CURRÍCULO, PEDAGOGIA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID595_11082018125356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELVIS LOPES VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ELVIS LOPES" "autor_email" => "elviszacky@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }