OS CAMINHOS SE CONSTROEM AO CAMINHAR: DESAFIOS DA AUTOGESTÃO DO NÚCLEO AGROECOLÓGICO SOLIDÁRIO
REDE XIQUE XIQUE – SÃO MIGUEL DO GOSTOSO - RN
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44921 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 2351 "titulo" => """ OS CAMINHOS SE CONSTROEM AO CAMINHAR: DESAFIOS DA AUTOGESTÃO DO NÚCLEO AGROECOLÓGICO SOLIDÁRIO\r\n REDE XIQUE XIQUE – SÃO MIGUEL DO GOSTOSO - RN """ "resumo" => "Trata-se de uma experiência realizada no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, na Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte – AACC/RN com intervenção vivenciada no Núcleo Agroecológico Solidário – Rede Xique Xique de São Miguel do Gostoso/RN. Teve como objetivo geral fomentar a rearticulação e fortalecimento da autogestão do Núcleo. Os objetivos específicos foram: contribuir com a formação dos agricultores e agricultoras através de atividades que possibilitassem a compreensão e relevância da autogestão; promover reflexões junto aos agricultores e agricultoras sobre as políticas públicas de apoio à produção e comercialização para a convivência com o semiárido. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com foco na educação popular através de oficinas, dinâmicas de grupo, roda de diálogo e visitas à feira agroecológica, além da pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu através da observação participante, listas de presença, questionário, diário de campo e relatórios das atividades. Pode-se concluir que a intervenção realizada atingiu seus objetivos, motivando o Núcleo para sua (re)organização e (re)articulação além, de possibilitar seu resgate histórico elencando os tipos de organizações, total de participantes considerando mulheres, homens e jovens na perspectiva da construção do caminhar da economia solidária e da autogestão como estratégias para convivência no semiárido brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-17 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ECONOMIA SOLIDÁRIA, AUTOGESTÃO, REDE SOLIDÁRIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA21_ID2351_28072018080045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KATIANA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KATIANA BARBOSA" "autor_email" => "katianelilas@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX - UNIFACEX RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44921 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 2351 "titulo" => """ OS CAMINHOS SE CONSTROEM AO CAMINHAR: DESAFIOS DA AUTOGESTÃO DO NÚCLEO AGROECOLÓGICO SOLIDÁRIO\r\n REDE XIQUE XIQUE – SÃO MIGUEL DO GOSTOSO - RN """ "resumo" => "Trata-se de uma experiência realizada no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, na Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte – AACC/RN com intervenção vivenciada no Núcleo Agroecológico Solidário – Rede Xique Xique de São Miguel do Gostoso/RN. Teve como objetivo geral fomentar a rearticulação e fortalecimento da autogestão do Núcleo. Os objetivos específicos foram: contribuir com a formação dos agricultores e agricultoras através de atividades que possibilitassem a compreensão e relevância da autogestão; promover reflexões junto aos agricultores e agricultoras sobre as políticas públicas de apoio à produção e comercialização para a convivência com o semiárido. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com foco na educação popular através de oficinas, dinâmicas de grupo, roda de diálogo e visitas à feira agroecológica, além da pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu através da observação participante, listas de presença, questionário, diário de campo e relatórios das atividades. Pode-se concluir que a intervenção realizada atingiu seus objetivos, motivando o Núcleo para sua (re)organização e (re)articulação além, de possibilitar seu resgate histórico elencando os tipos de organizações, total de participantes considerando mulheres, homens e jovens na perspectiva da construção do caminhar da economia solidária e da autogestão como estratégias para convivência no semiárido brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-17 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ECONOMIA SOLIDÁRIA, AUTOGESTÃO, REDE SOLIDÁRIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA21_ID2351_28072018080045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KATIANA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KATIANA BARBOSA" "autor_email" => "katianelilas@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX - UNIFACEX RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }