TARGINO, Edelma et al.. Incluir através da arte. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/44700>. Acesso em: 23/11/2024 04:39
O Referido artigo trata de um projeto desenvolvido no ano de 2017 nascido das inquietações epistemológicas, desde de 2012 vem sendo desenvolvido com o intuito de promover a inclusão através da arte de pintar, voltado para a promoção dos alunos com deficiência da rede municipal de Alagoa Nova-PB. Ao longo desses anos trabalhando como professora e prestando acessória às oficinas de arte, levou-se a investigar a importância da atividade artística no desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Sendo essa investigação tema para a dissertação de mestrado em 2017. O projeto atende ao público alvo da educação especial/inclusiva, tendo como objetivo principal transmitir conhecimentos aos educandos possibilitando-os a atingirem por meio do fazer artístico o desenvolvimento pessoal e social, propondo-se a trazer uma contribuição no âmbito socioeducativos e cultural através do desenvolvimento de atividades no campo das artes visuais, voltadas, em especial, para trabalhos com pintura, desenho em papel, desenho e pintura em panos de prato, telas alternativas (construída com material em desuso reutilizável como o isopor usado nas escolas e muitas vezes depois acumulado nos cantos da escola) e telhas. A educação em si é um tema de grande relevância e que é palco de inúmeras discursões durante a trajetória no decorrer do desenvolvimento da humanidade. E é importante ressaltar que a mesma reflete cada contexto histórico; em linhas gerais nesse processo democrático se faz jus também a inclusão de pessoas com necessidades especais numa educação de qualidade e significativa levando o escolar aos aspectos de uma aprendizagem autônoma.