SANTOS, Solange Valmira Ocker Dos et al.. Currículo e diversidade cultural. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/44490>. Acesso em: 23/11/2024 08:57
O Brasil, historicamente, nasceu mergulhado na diversidade cultural, todavia, no que tange a Educação e as práticas educativas percebemos que não têm dispensado atenção suficiente, embora o campo do currículo no Brasil venha adquirindo cada vez mais consistência e visibilidade. Por isso, imbuídos com o desejo de verificar se a diversidade cultural é respeitada na prática educativa e consequentemente na construção do conhecimento, foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual os dados foram coletados por meio da técnica bibliográfica, ordenados segundo o método indutivo e analisados em conformidade a abordagem qualitativa. Como resultado observou-se que o atual modelo educativo está muito aquém do ideal imaginado no que se refere às iniciativas que contemplam uma prática educativa voltada a diversidade cultural, ou seja, deixa-se de enfocar os conhecimentos científicos através de múltiplas perspectivas culturais.