A busca pela inclusão nas escolas a cada dia vem sendo impulsionada, e um dos fatores que contribuem para isso é a produção de recursos didáticos adaptados que atendam as necessidades dos alunos com algum tipo de deficiência. Este trabalho apresenta uma análise crítica acerca de uma pesquisa sobre a produção de materiais didáticos inclusivos, realizada com os docentes e licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco Campus Recife, sendo todos os envolvidos ex-bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Considerando ainda, os dois primeiros autores ex-bolsistas do PIBID, os quais engajaram os resultados da pesquisa com suas experiências práticas próprias em sala de aula no âmbito das atividades do programa supracitado, Foi questionado na pesquisa acerca das necessidades, motivos e frequência da prática de produção de materiais didáticos inclusivos. Foi discutido ainda sobre os efeitos da utilização de materiais didáticos inclusivos nas dinâmicas diferenciadas das turmas de ensino, sendo tais instrumentos considerados agentes facilitadores no processo de ensino e aprendizagem inclusivo, os quais contribuem para a formação e ou manutenção da escola inclusiva. Além disso, é questionado ainda, sobre o processo de profissionalização de professores diante da prática de produzir materiais didáticos inclusivos, sendo necessário que estes instrumentos apresentem características lúdicas e respeitem os ritmos diferenciados de aprendizagem dos alunos, contemplando ainda todos os discentes da (a) turma (a) de ensino em caráter singular.