O texto aborda fatos históricos e sociais sobre o autismo, observando que antes o que era considerado uma doença agora é considerado uma deficiência, atualmente com sua terminologia modificada a inclusão torna-se possível. Nota-se que estas crianças agora estão sendo observadas em clínicas, incluídas em escolas regulares e não excluídas em escolas especiais sem esperanças de um dia viver em sociedade, hoje o indivíduo autista estuda, ele trabalha, ele tem a capacidade de se tornar socialmente integrado. Hoje em dia suas condições melhoraram, com o reconhecimento do governo e as legislações que garantem uma qualidade de ensino e trabalho para estes. Com isso o texto ressalta fatores importantes para refletir diante dessa deficiência como: Estruturas e recursos com a finalidade de incluí-los no meio social. E por fim o reconhecimento da família, equipe multidisciplinar e professores, onde trabalham para garantir uma evolução positiva deste indivíduo. A inclusão não é uma receita de bolo ele depende de uma humanidade conscientizada e flexível, que garantam e reconheçam que as dificuldades serão entendidas não como um problema, mas sim um obstáculo a ser ultrapassado.