ALUNO SURDO E AULAS PRÁTICAS: UMA POSSIBILIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44371 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 388 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "ALUNO SURDO E AULAS PRÁTICAS: UMA POSSIBILIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este artigo resulta em uma discussão com reflexões sobre o acesso do aluno surdo no âmbito educacional superior, em que as aulas práticas se destacam-se gerando possibilidades ao discente surdo. A inclusão é um fator relevante para incluir os educandos de fato nas aulas, fazendo com que os indivíduos sintam-se verdadeiramente incluídos. Com isso o ambiente educacional contribui com aquisição do conhecimento dos alunos com necessidades especiais, é importante destacar a integração de todos nesse processo possibilitando aos discentes um ambiente pedagógico acolhedor para que os aprendizes desenvolvam seus aprendizados de maneira natural e estimuladora. Neste sentido o objetivo dessa produção é discutir as possibilidades de incluir uma aluna com surdez em aulas práticas no ensino superior, destacamos ainda que o fato da aluna não ouvir não a impede de desenvolver as atividades com êxito tanto quanto os ouvintes. A pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia da Uninassau-Campus Campina Grande, junto à disciplina de Educação infantil, aplicada no terceiro período do curso junto a uma docente da instituição. A investigação é qualitativa com recursos metodológicos, realizamos registros fotográficos durante todo o processo das atividades com a participação da aluna surda no percurso metodológico aplicado pela docente. A qual a mesma desenvolveu uma atividade prática em uma aula especifica com os alunos sobre o conhecimento da matemática aplicada no ensino infantil. A observação dispôs-se em um encontro com duração de três horas onde reconhecemos a importância da prática com atividades pedagógicas a qual todos os educandos incluíram a aluna surda promovendo assim a inclusão, pois a surdez não limita o desenvolvimento e não impede a integração da turma em atividades especificas que visem à participação e interação de todos os aprendizes de forma igualitária e produtiva, com viés significativo para aprendizagem de todo o corpo discente da instituição de ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "ALUNO SURDO, ENSINO SUPERIOR, AULAS PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA7_ID444_30072018121504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYS EVELIN DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "THAYS EVELIN" "autor_email" => "thaysevelin1@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44371 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 388 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "ALUNO SURDO E AULAS PRÁTICAS: UMA POSSIBILIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este artigo resulta em uma discussão com reflexões sobre o acesso do aluno surdo no âmbito educacional superior, em que as aulas práticas se destacam-se gerando possibilidades ao discente surdo. A inclusão é um fator relevante para incluir os educandos de fato nas aulas, fazendo com que os indivíduos sintam-se verdadeiramente incluídos. Com isso o ambiente educacional contribui com aquisição do conhecimento dos alunos com necessidades especiais, é importante destacar a integração de todos nesse processo possibilitando aos discentes um ambiente pedagógico acolhedor para que os aprendizes desenvolvam seus aprendizados de maneira natural e estimuladora. Neste sentido o objetivo dessa produção é discutir as possibilidades de incluir uma aluna com surdez em aulas práticas no ensino superior, destacamos ainda que o fato da aluna não ouvir não a impede de desenvolver as atividades com êxito tanto quanto os ouvintes. A pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia da Uninassau-Campus Campina Grande, junto à disciplina de Educação infantil, aplicada no terceiro período do curso junto a uma docente da instituição. A investigação é qualitativa com recursos metodológicos, realizamos registros fotográficos durante todo o processo das atividades com a participação da aluna surda no percurso metodológico aplicado pela docente. A qual a mesma desenvolveu uma atividade prática em uma aula especifica com os alunos sobre o conhecimento da matemática aplicada no ensino infantil. A observação dispôs-se em um encontro com duração de três horas onde reconhecemos a importância da prática com atividades pedagógicas a qual todos os educandos incluíram a aluna surda promovendo assim a inclusão, pois a surdez não limita o desenvolvimento e não impede a integração da turma em atividades especificas que visem à participação e interação de todos os aprendizes de forma igualitária e produtiva, com viés significativo para aprendizagem de todo o corpo discente da instituição de ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "ALUNO SURDO, ENSINO SUPERIOR, AULAS PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA7_ID444_30072018121504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYS EVELIN DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "THAYS EVELIN" "autor_email" => "thaysevelin1@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }