As considerações presentes neste artigo foram delineadas a partir de pesquisa de literatura de dados bibliográficos, para a formação de um discurso que esteja voltado à problemática que envolve o currículo na educação pública do nosso país no processo histórico, as políticas curriculares em nosso país. Procurou-se desenvolver um diálogo sobre a busca da autonomia curricular das instituições de ensino público no primado da elaboração de um currículo que vise ser combatível com a realidade local de seus educando, mediante as tensões na relação teoria-prática. Trata-se de um resumo que procura verificar o movimento das políticas curriculares no universo educacional, discutindo e avaliando as suas mudanças e as propostas a nível nacional. Temos também como finalidade discutir um pouco sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva curricular. Busca-se esclarecer a importância da autonomia curricular nas escolas, e da ação docente no sentido de tornar o ensino livre de amarras e de dominação. Diante disso, a organização deste trabalho busca nos aportes teóricos, o real sentido do currículo e seu papel formador no processo de desenvolvimento da educação. Neste sentido, este trabalho tem como fonte obras de autores como Silva (2004), Moreira (2012), Libâneo (1994) que estão intimamente ligados ao tema relacionado ao currículo. No entanto, podemos afirmar que através deste artigo, podemos enxergar o real sentido do currículo e seu conceito fundante na educação e o que se reproduz através dele, buscando esclarecer através de um diálogo, meios que torne a prática educativa mais eficaz e cidadã.