A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GOIANA / PE
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Usou-se como metodologia a observação participante em sala, entrevista com os professores do 1º ano ao 5º do Ensino Fundamental das escolas pesquisadas. Fez-se reunião com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizou-se diálogo e dinâmica de grupo com os alunos da turma pesquisada. Deu-se orientação para uma reorganização da sala de aula. Selecionou-se e organizou-se um caderno de atividades pedagógicas para a alfabetização desses alunos em português e matemática com apoio dos professores das turmas e com os professores do AEE. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de: criação de políticas municipais de formação continuada específica para professores da turma regular na inclusão dos alunos com deficiência intelectual, professor do AEE e professor do ensino regular parceiros na construção de prática pedagógica inclusiva, adequação curricular construção coletiva professor e especialistas escolar, adequação curricular individual caminho alternativo para promover a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Diante das análises, percebeu-se que é preciso muito mais que a lei para incluir esses alunos no ambiente escolar, a sensibilização e formação de todos agentes mediadores da aprendizagem para inclusão, são uns dos pontos chave do resultado dessa pesquisa." 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