A AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA DO “SER” NEGRO NA OBRA SOU NEGRO DE NILDO LAGE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44172 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 2160 "titulo" => "A AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA DO “SER” NEGRO NA OBRA SOU NEGRO DE NILDO LAGE" "resumo" => "Desde a infância há a internalização de modelos com base nas informações recebidas pelo meio em que a criança está inserida e, dessa maneira, ocorre o processo de construção da identidade. A presença do negro em obras literárias pode ser percebida como um importante veículo da cultura e na construção e reconstrução identitária, tendo em vista que a construção da identidade da criança está ancorada nos referenciais que são apresentados a ela ao longo da formação da sua personalidade e na construção da visão de si. Neste trabalho objetivamos discutir a reconstrução e afirmação identitária do negro por meio da obra “Sou negro” de Nildo Lage (LAGE, 2008). O livro apresenta uma discussão e problematização do lugar do negro na sociedade no decorrer da história e o enfrentamento do racismo no contexto social e histórico. A obra enfatiza as possibilidades de vida e cultura afro-brasileira que, apesar das barreiras sociais, a resistência contribuiu para a modificação dos destinos que, historicamente, foram impostos aos negros. O livro apresenta ao leitor a problemática do estigma da cor enfrentada pelo negros desde o período da escravidão aos dias atuais, apontando para a necessária construção do sentimento de pertencimento e a desconstrução da visão estereotipada do negro. O preconceito racial existe e devemos valorizar a identidade afro-brasileira para que os negros tenham condições de se reconhecer. A escola precisa proporcionar o diálogo e o enfrentamento das questões que emergem de uma prática curricular que, em geral, se coloca como excludente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "IDENTIDADE NEGRA, RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA, RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA8_ID2160_12082018085331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA NOGUEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VALESKA NOGUEIRA DE LIMA" "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44172 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 2160 "titulo" => "A AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA DO “SER” NEGRO NA OBRA SOU NEGRO DE NILDO LAGE" "resumo" => "Desde a infância há a internalização de modelos com base nas informações recebidas pelo meio em que a criança está inserida e, dessa maneira, ocorre o processo de construção da identidade. A presença do negro em obras literárias pode ser percebida como um importante veículo da cultura e na construção e reconstrução identitária, tendo em vista que a construção da identidade da criança está ancorada nos referenciais que são apresentados a ela ao longo da formação da sua personalidade e na construção da visão de si. Neste trabalho objetivamos discutir a reconstrução e afirmação identitária do negro por meio da obra “Sou negro” de Nildo Lage (LAGE, 2008). O livro apresenta uma discussão e problematização do lugar do negro na sociedade no decorrer da história e o enfrentamento do racismo no contexto social e histórico. A obra enfatiza as possibilidades de vida e cultura afro-brasileira que, apesar das barreiras sociais, a resistência contribuiu para a modificação dos destinos que, historicamente, foram impostos aos negros. O livro apresenta ao leitor a problemática do estigma da cor enfrentada pelo negros desde o período da escravidão aos dias atuais, apontando para a necessária construção do sentimento de pertencimento e a desconstrução da visão estereotipada do negro. O preconceito racial existe e devemos valorizar a identidade afro-brasileira para que os negros tenham condições de se reconhecer. A escola precisa proporcionar o diálogo e o enfrentamento das questões que emergem de uma prática curricular que, em geral, se coloca como excludente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "IDENTIDADE NEGRA, RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA, RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA8_ID2160_12082018085331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA NOGUEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VALESKA NOGUEIRA DE LIMA" "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }