O TRATO DA MORTE ENQUANTO PROCESSO BIOLÓGICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADOS NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM - BA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43626 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 1449 "titulo" => "O TRATO DA MORTE ENQUANTO PROCESSO BIOLÓGICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADOS NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM - BA" "resumo" => "Partindo da premissa que a biologia estuda a vida e, entendendo que só há vida diante da iminência da morte, fica claro que, vida e morte são processos que andam juntos e por isso, precisam ser abordados na mesma proporção dentro das salas de aula, uma vez que, fica perceptível que no início do desenvolvimento humano a criança tem uma visão da vida mais filosófica e/ou religiosa do que científica, e por conta disso, tende a ver a vida como um conto de fadas onde todos que ela ama vivem “felizes para sempre”, consequentemente, gera-se um comportamento de negação à morte e aí surgem os cidadãos com pouca capacidade de enfrentamento. Dessa forma, o presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa e exploratória, que utiliza o método de análise de conteúdo para estruturação das categorias de análise, com o objetivo de abordar o trato da morte enquanto processo biológico em livros didáticos adotados nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Senhor do Bonfim-BA, no ano letivo de 2018. Os resultados da pesquisa apontam que a morte é um tema que está presente nos livros, mas, bem pouco explanado, considerando uma abordagem filosófica e científica. Assim, levando em consideração a relevância de uma formação integral dos sujeitos, torna-se importante a elaboração de estratégias que levem a temática em questão ser melhor abordada tanto nos materiais didáticos quanto entre os envolvidos no processo educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "MORTE BIOLÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, LIVRO DIDÁTICO, VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID1449_28052018160829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUBECLEITON SILVA SOUZA " "autor_nome_curto" => "RUBECLEITON SOUZA" "autor_email" => "rubecleitonoliveira@ouloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43626 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 1449 "titulo" => "O TRATO DA MORTE ENQUANTO PROCESSO BIOLÓGICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADOS NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM - BA" "resumo" => "Partindo da premissa que a biologia estuda a vida e, entendendo que só há vida diante da iminência da morte, fica claro que, vida e morte são processos que andam juntos e por isso, precisam ser abordados na mesma proporção dentro das salas de aula, uma vez que, fica perceptível que no início do desenvolvimento humano a criança tem uma visão da vida mais filosófica e/ou religiosa do que científica, e por conta disso, tende a ver a vida como um conto de fadas onde todos que ela ama vivem “felizes para sempre”, consequentemente, gera-se um comportamento de negação à morte e aí surgem os cidadãos com pouca capacidade de enfrentamento. Dessa forma, o presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa e exploratória, que utiliza o método de análise de conteúdo para estruturação das categorias de análise, com o objetivo de abordar o trato da morte enquanto processo biológico em livros didáticos adotados nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Senhor do Bonfim-BA, no ano letivo de 2018. Os resultados da pesquisa apontam que a morte é um tema que está presente nos livros, mas, bem pouco explanado, considerando uma abordagem filosófica e científica. Assim, levando em consideração a relevância de uma formação integral dos sujeitos, torna-se importante a elaboração de estratégias que levem a temática em questão ser melhor abordada tanto nos materiais didáticos quanto entre os envolvidos no processo educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "MORTE BIOLÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, LIVRO DIDÁTICO, VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID1449_28052018160829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUBECLEITON SILVA SOUZA " "autor_nome_curto" => "RUBECLEITON SOUZA" "autor_email" => "rubecleitonoliveira@ouloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }