Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE SEPARAÇÕES DE MISTURA

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43398
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE SEPARAÇÕES DE MISTURA"
    "resumo" => "Nos dias atuais as exigências por metodologias inovadoras que contribua no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química, vem sendo grande alvo de pesquisas acadêmicas nos cursos de Licenciatura em Química, uma vez que estudos apontam as dificuldades dos alunos do ensino básico a respeito dessa disciplina. Visto que um dos fatores, os quais podem estar atrelados a essas dificuldades são as metodologias antigas e tradicionais ainda muito usadas nas escolas, surge a necessidade da preparação de aulas cujo o foco principal é a contextualização e experimentação para o ensino de Química. Em virtude disso, estudos apontam que tais metodologias é uma das formas de motivar o interesse dos discentes pela busca do conhecimento científico, desse modo com o uso da contextualização e experimentação é possível promover a interação entre aluno e professor, bem como questionamentos e construção de argumentos a respeito do tema abordado. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo relatar a importância da experimentação como metodologia para o ensino de Química, através de uma aula experimental, a qual obteve-se resultados significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID23_02062018201149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR"
    "autor_nome_curto" => "ELANE"
    "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43398
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE SEPARAÇÕES DE MISTURA"
    "resumo" => "Nos dias atuais as exigências por metodologias inovadoras que contribua no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química, vem sendo grande alvo de pesquisas acadêmicas nos cursos de Licenciatura em Química, uma vez que estudos apontam as dificuldades dos alunos do ensino básico a respeito dessa disciplina. Visto que um dos fatores, os quais podem estar atrelados a essas dificuldades são as metodologias antigas e tradicionais ainda muito usadas nas escolas, surge a necessidade da preparação de aulas cujo o foco principal é a contextualização e experimentação para o ensino de Química. Em virtude disso, estudos apontam que tais metodologias é uma das formas de motivar o interesse dos discentes pela busca do conhecimento científico, desse modo com o uso da contextualização e experimentação é possível promover a interação entre aluno e professor, bem como questionamentos e construção de argumentos a respeito do tema abordado. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo relatar a importância da experimentação como metodologia para o ensino de Química, através de uma aula experimental, a qual obteve-se resultados significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID23_02062018201149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR"
    "autor_nome_curto" => "ELANE"
    "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Nos dias atuais as exigências por metodologias inovadoras que contribua no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química, vem sendo grande alvo de pesquisas acadêmicas nos cursos de Licenciatura em Química, uma vez que estudos apontam as dificuldades dos alunos do ensino básico a respeito dessa disciplina. Visto que um dos fatores, os quais podem estar atrelados a essas dificuldades são as metodologias antigas e tradicionais ainda muito usadas nas escolas, surge a necessidade da preparação de aulas cujo o foco principal é a contextualização e experimentação para o ensino de Química. Em virtude disso, estudos apontam que tais metodologias é uma das formas de motivar o interesse dos discentes pela busca do conhecimento científico, desse modo com o uso da contextualização e experimentação é possível promover a interação entre aluno e professor, bem como questionamentos e construção de argumentos a respeito do tema abordado. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo relatar a importância da experimentação como metodologia para o ensino de Química, através de uma aula experimental, a qual obteve-se resultados significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.