Nos dias atuais as exigências por metodologias inovadoras que contribua no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química, vem sendo grande alvo de pesquisas acadêmicas nos cursos de Licenciatura em Química, uma vez que estudos apontam as dificuldades dos alunos do ensino básico a respeito dessa disciplina. Visto que um dos fatores, os quais podem estar atrelados a essas dificuldades são as metodologias antigas e tradicionais ainda muito usadas nas escolas, surge a necessidade da preparação de aulas cujo o foco principal é a contextualização e experimentação para o ensino de Química. Em virtude disso, estudos apontam que tais metodologias é uma das formas de motivar o interesse dos discentes pela busca do conhecimento científico, desse modo com o uso da contextualização e experimentação é possível promover a interação entre aluno e professor, bem como questionamentos e construção de argumentos a respeito do tema abordado. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo relatar a importância da experimentação como metodologia para o ensino de Química, através de uma aula experimental, a qual obteve-se resultados significativos.