Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE FÍSICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43397
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do PIBID para a formação docente, tanto no que diz respeito a permanêcia do aluno na educação superior, como também na capacitação de futuros professores que atendam as necessidades das escolas básicas atuais. Para a concretização do objetivo, além da utilização de bibliografias, este artigo foi fundamentado a partir de um relato de experiência no PIBID enquanto participante do subprojeto de física. Além do papel fundamental que esse programa desempenha na qualidade da formação inicial do futuro professor, concluiu-se que este programa tem um papel social através das suas bolsas, todavia, alguns questionamentos são levantados a respeito da abrangência desse programa levando em consideração a quantidade de ingressos na licenciatura. A relevância desse estudo para a educação brasileira é ver a contribuição do PIBID para a escola, universidade, o ganho pessoal e profissional, atendendo aos objetivos da educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE FÍSICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID337_05042018173840.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE"
    "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43397
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do PIBID para a formação docente, tanto no que diz respeito a permanêcia do aluno na educação superior, como também na capacitação de futuros professores que atendam as necessidades das escolas básicas atuais. Para a concretização do objetivo, além da utilização de bibliografias, este artigo foi fundamentado a partir de um relato de experiência no PIBID enquanto participante do subprojeto de física. Além do papel fundamental que esse programa desempenha na qualidade da formação inicial do futuro professor, concluiu-se que este programa tem um papel social através das suas bolsas, todavia, alguns questionamentos são levantados a respeito da abrangência desse programa levando em consideração a quantidade de ingressos na licenciatura. A relevância desse estudo para a educação brasileira é ver a contribuição do PIBID para a escola, universidade, o ganho pessoal e profissional, atendendo aos objetivos da educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE FÍSICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID337_05042018173840.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE"
    "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do PIBID para a formação docente, tanto no que diz respeito a permanêcia do aluno na educação superior, como também na capacitação de futuros professores que atendam as necessidades das escolas básicas atuais. Para a concretização do objetivo, além da utilização de bibliografias, este artigo foi fundamentado a partir de um relato de experiência no PIBID enquanto participante do subprojeto de física. Além do papel fundamental que esse programa desempenha na qualidade da formação inicial do futuro professor, concluiu-se que este programa tem um papel social através das suas bolsas, todavia, alguns questionamentos são levantados a respeito da abrangência desse programa levando em consideração a quantidade de ingressos na licenciatura. A relevância desse estudo para a educação brasileira é ver a contribuição do PIBID para a escola, universidade, o ganho pessoal e profissional, atendendo aos objetivos da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.