O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência que pretende investigar o uso de elementos da robótica pedagógica como ferramenta auxiliadora na disciplina de ciência, que vem sendo desenvolvidas numa escola de ensino fundamental na cidade de Santo Antônio do Tauá – Pará. Temos como finalidade, investigar as possíveis contribuições nas aulas de ciência na utilização da robótica pedagógica com o uso do Kit educacional Arduino. Este relato de experiência foi desenvolvido na pesquisa por caráter observacional, que diante do observado nas aulas de ciência foi possível constatar o quanto a robótica é um instrumento usado de forma que venha a contribuir de maneira eficiente no desenvolvimento do aluno, o raciocínio, a colaboração, a criatividade, a ludicidade e a interdisciplinaridade tão vislumbrada na escola atual. Fundamentamos este artigo em Seymour Papert, teoria construcionismo, idealizador por disseminar a robótica pedagógica no ambiente escolar, buscando a construção do conhecimento de maneira interdisciplinar. Além disso, procuramos fazer uma relação entre as atividades da robótica pedagógica com pressupostos do lúdico na educação, na clareza de que os robôs propostos tornam-se brinquedos na atividade lúdica. Ressalta-se a necessidade de incentivar o estudo criativo-científico da robótica enquanto atividade pedagógica significativa para das ciências. Com isso, desenvolveu-se uma análise, por meio das aulas de ciências, sobre a importância da Robótica Pedagógica enquanto recurso didático e lúdico em sala de aula, utilizando a plataforma Arduino (experiências) e o Ardublock (programação) como instrumentos materiais.