Este trabalho foi realizado com 16 alunos da 8ª série do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental de uma instituição privada, visando a reflexão e mudança de comportamento. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e do Plano de Ensino da disciplina de Sistemas Hidráulicos e Sanitários colocou-se em discussão um problema social, trazido pelos próprios alunos, seguido da escolha da tecnologia e sua viabilidade para a respectiva solução. Para isso utilizou-se as etapas da Metodologia da Problematização em associação com o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que se utilizou da análise descritiva para organizar e analisar os dados e do método da análise de conteúdo para categorizar, organizar e interpretar as informações, os alunos foram avaliados preliminarmente através da observação, questionário e entrevista para identificar as intervenções adequadas ao perfil do grupo, utilizando aulas expositivas e dialogadas, visitas técnicas e seminários, culminando com a apresentação dos resultados e discussão sobre as propostas. Os resultados finais mostraram-se satisfatórios quanto a metodologia utilizada. A abordagem centrada no enfoque CTS favoreceu a formação de um cidadão capacitado para atuar com responsabilidade frente às demandas da sociedade atual.