Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DO IMPACTO DO USO DA FERRAMENTA KAHOOT NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: KAHOOT, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) AT 13 - Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42909
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 558
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => """
      ANÁLISE DO IMPACTO DO USO DA FERRAMENTA KAHOOT NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
      """
    "resumo" => """
      Atualmente existem diversas tecnologias que proporcionam novas e diferentes formas de\r\n
      ensinar em sala de aula. A partir do uso de computadores conectados a projetores de vídeo, acesso a\r\n
      rede mundial de computadores e dispositivos móveis (e.g. smartphones e tablets) pode ser criado um\r\n
      ambiente, melhorar a interação entre o professor e alunos. Adicionalmente, o uso de ferramentas\r\n
      adequadas pode impulsionar a motivação dos alunos, o seu envolvimento e o estimulo em aprender os\r\n
      assuntos abordados em sala de aula. Este artigo mostra os resultados da investigação sobre o efeito do\r\n
      uso de Kahoot em sala de aula sob alguns aspectos como percepção de concentração, engajamento,\r\n
      prazer, aprendizagem percebida, motivação e satisfação. Os resultados apontam que os alunos\r\n
      sentiram que o Kahoot (i) apoia a aprendizagem, (ii) aumenta a concentração, (iii) eleva os níveis de\r\n
      engajamento e (iv) proporciona prazer e motivação através do seu uso.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "KAHOOT, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA23_ID100_30052018212229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRO DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRO LIMA"
    "autor_email" => "alexlima017@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42909
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 558
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => """
      ANÁLISE DO IMPACTO DO USO DA FERRAMENTA KAHOOT NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
      """
    "resumo" => """
      Atualmente existem diversas tecnologias que proporcionam novas e diferentes formas de\r\n
      ensinar em sala de aula. A partir do uso de computadores conectados a projetores de vídeo, acesso a\r\n
      rede mundial de computadores e dispositivos móveis (e.g. smartphones e tablets) pode ser criado um\r\n
      ambiente, melhorar a interação entre o professor e alunos. Adicionalmente, o uso de ferramentas\r\n
      adequadas pode impulsionar a motivação dos alunos, o seu envolvimento e o estimulo em aprender os\r\n
      assuntos abordados em sala de aula. Este artigo mostra os resultados da investigação sobre o efeito do\r\n
      uso de Kahoot em sala de aula sob alguns aspectos como percepção de concentração, engajamento,\r\n
      prazer, aprendizagem percebida, motivação e satisfação. Os resultados apontam que os alunos\r\n
      sentiram que o Kahoot (i) apoia a aprendizagem, (ii) aumenta a concentração, (iii) eleva os níveis de\r\n
      engajamento e (iv) proporciona prazer e motivação através do seu uso.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "KAHOOT, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA23_ID100_30052018212229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRO DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRO LIMA"
    "autor_email" => "alexlima017@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Atualmente existem diversas tecnologias que proporcionam novas e diferentes formas de ensinar em sala de aula. A partir do uso de computadores conectados a projetores de vídeo, acesso a rede mundial de computadores e dispositivos móveis (e.g. smartphones e tablets) pode ser criado um ambiente, melhorar a interação entre o professor e alunos. Adicionalmente, o uso de ferramentas adequadas pode impulsionar a motivação dos alunos, o seu envolvimento e o estimulo em aprender os assuntos abordados em sala de aula. Este artigo mostra os resultados da investigação sobre o efeito do uso de Kahoot em sala de aula sob alguns aspectos como percepção de concentração, engajamento, prazer, aprendizagem percebida, motivação e satisfação. Os resultados apontam que os alunos sentiram que o Kahoot (i) apoia a aprendizagem, (ii) aumenta a concentração, (iii) eleva os níveis de engajamento e (iv) proporciona prazer e motivação através do seu uso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.