LIMA, Sueilton Junior Braz De et al.. . Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3965>. Acesso em: 28/12/2024 05:52
RESUMO: Recentemente pudemos observar toda polêmica gerada em torno do livro didático “Por uma Vida Melhor”, da coleção “Viver, aprender”, de Heloisa Ramos, que apresenta em seu conteúdo a variação linguística como ferramenta facilitadora do ensino/aprendizado de língua materna. Visando contribuir para o trabalho dos professores de língua portuguesa, o presente artigo se propõe a analisar a variação linguística abordada no referido livro didático. Para tanto, realizamos um estudo sobre a sociolinguística à luz de estudiosos como Alkmim (2007), Bagno (2007), Scherre (2005) entre outros. Consideramos que o livro didático analisado traz em seu conteúdo uma metodologia de ensino da norma culta, atentando para a variação linguística, nos mostrando que a língua varia e, portanto, existem várias maneiras de se falar, de acordo com a situação comunicativa. Nesse sentido, visa minimizar o preconceito linguístico na nossa sociedade, na medida em que busca desenvolver a competência linguística do aluno.