SANTOS, Silvio Tavares Dos et al.. Como é operada a segregação em sala de aula?. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3960>. Acesso em: 28/12/2024 21:16
A educação brasileira consolidou-se como uma educação dual, ou seja, uma escola para os ricos e outras para os “pobres”, portanto, esse trabalho se justifica pela necessidade de questionar a deficiência na formação dos professores e seus possíveis efeitos como a segregação em sala de aula, pois muitas crianças, jovens, adolescentes e adultos da Educação Básica, não atendem aos padrões impostos pela sociedade ocidental. Para tanto, a pesquisa é de abordagem qualitativa e, do tipo bibliográfica. Sendo assim, o trabalho objetiva o despertar para uma melhor formação do professor, que esteja atenta às necessidades e especificidades de seus alunos, contudo, percebe-se que, diante dos inúmeros problemas que envolvem a educação, recentemente, vários projetos vem sendo implantados em nosso país como é o caso do “Programa Mais Educação”, portanto, faz-se necessário ainda que o professor abandone suas formas tradicionais e busquem uma (re)democratização da educação.