A pesquisa intitulada as fronteiras das rela??es de g?nero e sexualidade em contexto escolar, objetiva um ?olhar? investigativo do tema em quest?o que envolve adolescentes de escolas p?blicas, em uma pesquisa-a??o de inspira??o etnogr?fica nas escolas-campo de extens?o e de pr?ticas de est?gio, buscando (re)desenhar a extens?o e o est?gio em Servi?o Social e Ci?ncias Humanas - Licenciatura, articulado ? pesquisa, como aprendizados de interven??o na realidade das escolas p?blicas em S?o Borja/RS. As discuss?es deste trabalho est?o relacionadas ? concep??o de adolesc?ncia, g?nero, feminismos e sexualidade, adotando como aportes te?ricos a perspectiva assumida com base na produ??o de pesquisas do Grupo de Estudos em ?tica, Educa??o e Pol?tica- GEEP/UNIPAMPA e do Programa de Extens?o Mulheres Sem Fronteiras, sobre adolesc?ncia, educa??o, g?nero, dentre outros temas transversais, compreendendo que os mesmos s?o sujeitos produtores de cultura e de sua pr?pria hist?ria. O objetivo central da pesquisa ? analisar como as crian?as e adolescentes (des) constroem fronteiras das rela??es de g?nero em contexto escolar, a fim de dar visibilidade sociol?gica aos discursos e pr?ticas, na qual elas reproduzem, mas tamb?m produzem seus posicionamentos de meninos e meninas, em um espa?o em que a livre iniciativa ? proporcionada como princ?pio pedag?gico. A argumenta??o se desenvolver? no campo da educa??o p?blica, em particular o da educa??o b?sica, e alicer?ada nos estudos de g?nero, feminismos e sexualidades. As oficinas do projeto de extens?o/est?gio Fala S?rio, ser? o campo emp?rico da pesquisa-a??o. A produ??o de dados ser? resultado de estudo bibliogr?fico e documental, e se valer? de observa??es registradas em relat?rio e di?rio de campo. A aposta metodol?gica ? a de forjar um modo de narrar coletivo que agencie experimenta??o e aprendizagens, aliados a modos de produzir cultura e de fazer pesquisa- extens?o-ensino.