Neste artigo propomos uma discuss?o sobre as constru??es sociais acerca do masculino e do feminino manifestadas durante a inf?ncia a partir das contribui??es te?ricas de Judith Butler e Pierre Bourdieu. Para atingirmos este objetivo entrevistamos uma turma de alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola publica municipal da cidade de Ourinhos ? SP onde aplicamos quest?es referentes ao entendimento dos pr?prios sobre o que ? ser homem e ser mulher. Os discentes do sexo masculino demonstraram um entendimento linear e definido sobre o que ? ser Homem, apontando atributos cristalizados como provedor do lar, ?pegador?, esportista e l?der. As discentes do sexo feminino por sua vez ao definirem o que ? ser Mulher inclinaram-se a destacar atributos relacionados ? beleza e aos cuidados da casa. Conclu?mos que as repostas das crian?as tendem a reproduzir e performar o g?nero de acordo com os modelos no qual possuem maior contato, ou seja, seus pais e a m?dia. Acreditamos que compreender as rela??es de g?nero que moldam os pequenos ? uma ferramenta importante para o trabalho docente, pois permite ao mesmo construir praticas orientadas as demandas mais urgentes de seu pequeno publico.