Este trabalho busca refletir sobre o papel da arte no contexto da educa??o ambiental, a partir de um projeto desenvolvido com mulheres pertencentes a comunidades pesqueiras localizadas no Norte Fluminense. Trata-se de a??es compensat?rias no ?mbito do licenciamento ambiental federal das atividades de explora??o e produ??o de petr?leo e g?s na Bacia de Campos ? RJ. O uso da arte como estrat?gia de reconhecimento e fortalecimento desses sujeitos femininos ? resultado de uma busca por metodologias alternativas nos processos pedag?gicos com as participantes do projeto, as quais possuem um perfil de pouco ou nenhum acesso ? escolaridade formal. Mais especificamente, na ocasi?o da inaugura??o de cozinhas pedag?gicas em dois munic?pios, foram desenvolvidas oficinas de arte-educa??o com a organiza??o e a pintura das fachadas dos muros produzido por elas, usando como ferramenta o est?ncil, em formas variadas, de silhuetas femininas enquanto sujeitos pertencentes ?quele lugar. Nossa fundamenta??o te?rica segue na teoria cr?tica e na educa??o ambiental transformadora, assim como a import?ncia da arte engajada numa proposta de organicidade intelectual e pol?tica com as popula??es tradicionais.