Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PIBID E O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMO HISTÓRIAS DE VIDA PODEM MUDAR A PERCEPÇÃO HISTÓRICA DOS ALUNOS?

Palavra-chaves: BIOGRAFIA, PIBID, HISTÓRIA, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-06: Ensino de História e formação docente
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39270
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 202
    "titulo" => "O PIBID E O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMO HISTÓRIAS DE VIDA PODEM MUDAR A PERCEPÇÃO HISTÓRICA  DOS ALUNOS?"
    "resumo" => "O presente artigo surge da experiência vivenciada no PIBID de História , da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, em 2017, em uma turma do 1° ano do ensino médio em que o PIBID exerce suas atividades. Introduziu-se o uso de biografias juntamente ao conteúdo sobre o Renascimento, mostrando aos discentes as biografias dos principais escritores renascentistas , com o intuito de estimular questionamentos , pesquisas, leituras, bem como apontar semelhanças e diferenças entre os autores. Com isso, pode-se perceber a importância da utilidade da narrativa biográfica no ensino de História. Pela sua característica estética, ou seja , uma leitura mais “agradável” , partimos da hipótese de que a leitura de biografias , escrita através de uma “operação historiográfica”(CERTEAU, 2010)  poderia favorecer e facilitar a formação de uma consciência histórica (RUSEN, 2010) junto aos  discentes , pois ao visualizar como um sujeito histórico lida com as estruturas do seu tempo, e ao mesmo tempo que tais estruturas os modela e são  modeladas pelo sujeito histórico ( LE GOFF, 1999) , os alunos se interessam mais e melhor se situam no tempo , compreendendo o quão importantes são esses sujeitos históricos. Ao final da exposição de cada biografia  no conteúdo sobre Renascimento  , passando pela abordagem da literatura desse período utilizando-se de escritores como Miguel de Cervantes, Luis Vaz de Camões e William Shakespeare , percebemos que a biografia é uma possibilidade interessante para situar os alunos e compreenderem a contribuição de tais autores para a história"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "BIOGRAFIA, PIBID, HISTÓRIA, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID202_21112017221735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA DOS SANTOS XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "MILENA XAVIER"
    "autor_email" => "milenaxavier.1712@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39270
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 202
    "titulo" => "O PIBID E O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMO HISTÓRIAS DE VIDA PODEM MUDAR A PERCEPÇÃO HISTÓRICA  DOS ALUNOS?"
    "resumo" => "O presente artigo surge da experiência vivenciada no PIBID de História , da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, em 2017, em uma turma do 1° ano do ensino médio em que o PIBID exerce suas atividades. Introduziu-se o uso de biografias juntamente ao conteúdo sobre o Renascimento, mostrando aos discentes as biografias dos principais escritores renascentistas , com o intuito de estimular questionamentos , pesquisas, leituras, bem como apontar semelhanças e diferenças entre os autores. Com isso, pode-se perceber a importância da utilidade da narrativa biográfica no ensino de História. Pela sua característica estética, ou seja , uma leitura mais “agradável” , partimos da hipótese de que a leitura de biografias , escrita através de uma “operação historiográfica”(CERTEAU, 2010)  poderia favorecer e facilitar a formação de uma consciência histórica (RUSEN, 2010) junto aos  discentes , pois ao visualizar como um sujeito histórico lida com as estruturas do seu tempo, e ao mesmo tempo que tais estruturas os modela e são  modeladas pelo sujeito histórico ( LE GOFF, 1999) , os alunos se interessam mais e melhor se situam no tempo , compreendendo o quão importantes são esses sujeitos históricos. Ao final da exposição de cada biografia  no conteúdo sobre Renascimento  , passando pela abordagem da literatura desse período utilizando-se de escritores como Miguel de Cervantes, Luis Vaz de Camões e William Shakespeare , percebemos que a biografia é uma possibilidade interessante para situar os alunos e compreenderem a contribuição de tais autores para a história"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "BIOGRAFIA, PIBID, HISTÓRIA, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID202_21112017221735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA DOS SANTOS XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "MILENA XAVIER"
    "autor_email" => "milenaxavier.1712@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo surge da experiência vivenciada no PIBID de História , da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, em 2017, em uma turma do 1° ano do ensino médio em que o PIBID exerce suas atividades. Introduziu-se o uso de biografias juntamente ao conteúdo sobre o Renascimento, mostrando aos discentes as biografias dos principais escritores renascentistas , com o intuito de estimular questionamentos , pesquisas, leituras, bem como apontar semelhanças e diferenças entre os autores. Com isso, pode-se perceber a importância da utilidade da narrativa biográfica no ensino de História. Pela sua característica estética, ou seja , uma leitura mais “agradável” , partimos da hipótese de que a leitura de biografias , escrita através de uma “operação historiográfica”(CERTEAU, 2010) poderia favorecer e facilitar a formação de uma consciência histórica (RUSEN, 2010) junto aos discentes , pois ao visualizar como um sujeito histórico lida com as estruturas do seu tempo, e ao mesmo tempo que tais estruturas os modela e são modeladas pelo sujeito histórico ( LE GOFF, 1999) , os alunos se interessam mais e melhor se situam no tempo , compreendendo o quão importantes são esses sujeitos históricos. Ao final da exposição de cada biografia no conteúdo sobre Renascimento , passando pela abordagem da literatura desse período utilizando-se de escritores como Miguel de Cervantes, Luis Vaz de Camões e William Shakespeare , percebemos que a biografia é uma possibilidade interessante para situar os alunos e compreenderem a contribuição de tais autores para a história

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.