O PIBID E O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMO HISTÓRIAS DE VIDA PODEM MUDAR A PERCEPÇÃO HISTÓRICA DOS ALUNOS?
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39270 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 202 "titulo" => "O PIBID E O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMO HISTÓRIAS DE VIDA PODEM MUDAR A PERCEPÇÃO HISTÓRICA DOS ALUNOS?" "resumo" => "O presente artigo surge da experiência vivenciada no PIBID de História , da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, em 2017, em uma turma do 1° ano do ensino médio em que o PIBID exerce suas atividades. Introduziu-se o uso de biografias juntamente ao conteúdo sobre o Renascimento, mostrando aos discentes as biografias dos principais escritores renascentistas , com o intuito de estimular questionamentos , pesquisas, leituras, bem como apontar semelhanças e diferenças entre os autores. Com isso, pode-se perceber a importância da utilidade da narrativa biográfica no ensino de História. Pela sua característica estética, ou seja , uma leitura mais “agradável” , partimos da hipótese de que a leitura de biografias , escrita através de uma “operação historiográfica”(CERTEAU, 2010) poderia favorecer e facilitar a formação de uma consciência histórica (RUSEN, 2010) junto aos discentes , pois ao visualizar como um sujeito histórico lida com as estruturas do seu tempo, e ao mesmo tempo que tais estruturas os modela e são modeladas pelo sujeito histórico ( LE GOFF, 1999) , os alunos se interessam mais e melhor se situam no tempo , compreendendo o quão importantes são esses sujeitos históricos. Ao final da exposição de cada biografia no conteúdo sobre Renascimento , passando pela abordagem da literatura desse período utilizando-se de escritores como Miguel de Cervantes, Luis Vaz de Camões e William Shakespeare , percebemos que a biografia é uma possibilidade interessante para situar os alunos e compreenderem a contribuição de tais autores para a história" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "BIOGRAFIA, PIBID, HISTÓRIA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID202_21112017221735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DOS SANTOS XAVIER" "autor_nome_curto" => "MILENA XAVIER" "autor_email" => "milenaxavier.1712@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39270 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 202 "titulo" => "O PIBID E O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMO HISTÓRIAS DE VIDA PODEM MUDAR A PERCEPÇÃO HISTÓRICA DOS ALUNOS?" "resumo" => "O presente artigo surge da experiência vivenciada no PIBID de História , da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, em 2017, em uma turma do 1° ano do ensino médio em que o PIBID exerce suas atividades. Introduziu-se o uso de biografias juntamente ao conteúdo sobre o Renascimento, mostrando aos discentes as biografias dos principais escritores renascentistas , com o intuito de estimular questionamentos , pesquisas, leituras, bem como apontar semelhanças e diferenças entre os autores. Com isso, pode-se perceber a importância da utilidade da narrativa biográfica no ensino de História. Pela sua característica estética, ou seja , uma leitura mais “agradável” , partimos da hipótese de que a leitura de biografias , escrita através de uma “operação historiográfica”(CERTEAU, 2010) poderia favorecer e facilitar a formação de uma consciência histórica (RUSEN, 2010) junto aos discentes , pois ao visualizar como um sujeito histórico lida com as estruturas do seu tempo, e ao mesmo tempo que tais estruturas os modela e são modeladas pelo sujeito histórico ( LE GOFF, 1999) , os alunos se interessam mais e melhor se situam no tempo , compreendendo o quão importantes são esses sujeitos históricos. Ao final da exposição de cada biografia no conteúdo sobre Renascimento , passando pela abordagem da literatura desse período utilizando-se de escritores como Miguel de Cervantes, Luis Vaz de Camões e William Shakespeare , percebemos que a biografia é uma possibilidade interessante para situar os alunos e compreenderem a contribuição de tais autores para a história" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "BIOGRAFIA, PIBID, HISTÓRIA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID202_21112017221735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DOS SANTOS XAVIER" "autor_nome_curto" => "MILENA XAVIER" "autor_email" => "milenaxavier.1712@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }