Resumo
Sabendo que tanto o termo como o significado da palavra brinquedoteca sofreu transformações em sua denominação e em sua representação, e que ela hoje contribui de forma direta e indispensável para a construção do ser humano, este artigo tem por finalidade mostrar a contribuição da brinquedoteca para crianças de 4 a 11 anos, sob um olhar pedagógico, destacando sua importância para o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivo, social, intelectual e motor, possibilitando aprendizagem de forma lúdica e interdisciplinar. A observação se deu num ambiente não escolar, no qual a brinquedoteca foi recentemente implantada, denominado Espaço Kids, no SESI FITNESS- Prata. Hoje existem vários tipos de brinquedoteca, nos mais diversos lugares: brinquedotecas escolares, hospitalares, comunitárias, clínicas, em restaurantes, academias e etc., o que as diferenciam são os objetivos com as quais foram formadas e o contexto nos quais estão inseridos. A brinquedoteca é um espaço colorido, rico em informações, que provoca a curiosidade e dá vida a imaginação, e esse espaço lúdico, além de permitir diversão para as crianças enquanto seus pais praticam esportes e musculação, propicia desenvolvimento e aprendizagem em áreas essenciais, tais como: psicológico, intelectual, afetivo, comportamental, etc. O estudo se constituiu por meio de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, uma vez que as crianças estavam expostas a observação durante todo o processo e os pais foram entrevistados, numa perspectiva em que o pensar e o se expressar, ocorreram livremente sobre o assunto em questão. Enfim, é um ambiente que permite a criança agir, sendo o que realmente ela é, e por se tratar de um espaço não escolar, porém que propicia educação, vamos descobrir quais os benefícios e a importância da brinquedoteca para crianças frequentadoras desse espaço, bem assim como, desvelar suas contribuições à educação.